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Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.48.2014.tde-22102014-084427
Documento
Autor
Nome completo
Martha Marandino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Banca examinadora
Krasilchik, Myriam (Presidente)
Freitas, Denise de
Libâneo, José Carlos
Lopes, Maria Margaret
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Título em português
Por uma didática museal: propondo bases sociológicas e epistemológicas para análise da educação em museus
Palavras-chave em português
Didática museal
Educação em museus
Recontextualização
Transposição didática
Resumo em português
O texto que aqui apresento como parte do concurso de Livre-Docência revela minha experiência e reflexão acumulada na confluência de temas de interesse, a saber: e educação, o ensino de ciências e a educação desenvolvida nos museus de ciências. Neste sentido, o foco da tese foi construir um olhar sobre a educação em museus de ciências, situando suas especificidades pedagógicas e caracterizando os elementos constituintes da didática museal. Para caracterização da didática museal, explorei a relação/tensão entre a didática geral e a didática específica (aqui também denominada de disciplinar) buscando alocá-la no contexto dos museus de ciências. Foi intenção discutir os elementos que conformam uma maneira particular de produção e de realização de práticas educativas nos museus, considerando que tais elementos recebem influência dos campos de conhecimentos pedagógicos, científicos (disciplinar) e museológicos (que inclui saberes da outras áreas de conhecimento, como a conservação do patrimônio, mas também a comunicação, o design, as artes plásticas, etc.). Como bases teóricas, esta tese se apoia, por um lado, no trabalho de Basil Bernstein, em especial no modelo teórico do discurso pedagógico proposto por este autor para análise do discurso expositivo na dimensão sociológica da didática. Por outro lado, para a análise da dimensão epistemológica tomou-se por referência o trabalho de Yves Chevallard, no que se refere a Teoria da Transposição Didática e Museográfica e a Teoria Antropológica do Didático. Tanto a dimensão sociológica quanto a epistemológica foram contextualizadas no âmbito dos museus de ciências e, a meu ver, esses estudos vêm se constituindo como fortes argumentos teóricos em direção à formulação da didática museal. Assim sendo, buscando entender as relações entre o campo da didática mais ampla e da didática específica das ciências naturais e compreender os aspectos didáticos que envolvem a educação desenvolvida nos museus, reuni, nessa tese de Livre-Docência, a produção científica e acadêmica desenvolvida por mim durante vinte anos de pesquisa nas áreas mencionadas.
Título em inglês
Towards museum didactic: proposing sociological and epistemological bases for the analysis of museum education
Palavras-chave em inglês
Didactic transposition
Museum didactics
Museum education
Recontextualization
Resumo em inglês
The following text is part of my application dissertation for Tenured Professor (Livre-Docência) and reveals my years of experience and reflection at the confluence of topics of interest, namely: education, the teaching of science and education developed in science museums. Hence, the focus of the thesis was to build a view on education in science museums, situating its pedagogical characteristics and characterizing the constituents of museum didactics. In order to characterize museum didactics, I probed on the relationship/ tension between general didactics and targeted didactics (also referred to as disciplinary) seeking to allocate them in the context of science museums. The intention was to discuss elements that make up a particular way of production and of performing educational practices in museums considering that these elements are influenced by the following fields of knowledge: pedagogy, science (disciplinary) and museum (which includes knowledge of other areas such as heritage conservation, but also communication, design, fine arts, etc.) As theoretical basis, this thesis is based, on one hand, on the work of Basil Bernstein - in particular, on the theoretical model of pedagogic discourse proposed by this author for analyzing the expository discourse in the sociological dimension of teaching. On the other hand, to analyze the epistemological dimension, the reference taken was the work of Yves Chevallard regarding the Theory of Didactic and Museographic Transposition and the Anthropological Theory of Didactic. Both the sociological and the epistemological dimensions were contextualized within the science museums realm and, in my view; these studies have formed strong theoretical arguments towards the formulation of museum didactics. Therefore, seeking to understand the relationships between the broader field of didactics and target didactics of natural sciences and to realize didactic aspects involving education developed in museums, I have gathered in this Tenure Professor thesis the scientific and academic production I have been developing for twenty years in research in the fields above mentioned.
 
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Data de Publicação
2014-10-24
 
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