Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-15032016-143517
Documento
Autor
Nome completo
Rogerio de Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Banca examinadora
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Favaretto, Celso Fernando
Guimarães, Hélio de Seixas
Hansen, Joao Adolfo
Silva, Franklin Leopoldo e
Título em português
O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha
Palavras-chave em português
Estética da experiência
Filosofia trágica
Pedagogia da escolha
Resumo em português
1) É objetivo desta tese mapear as bases de uma filosofia trágica para situar o terreno no qual atua a pedagogia da escolha, compreendida como suspensão da crença, experiência estética e itinerários de formação. 2) Os instrumentos de orientação utilizados foram as obras de Nietzsche, Clément Rosset, Schopenhauer, Deleuze, Machado de Assis, Gilbert Durand, Cioran, Michel Maffesoli, Fernando Pessoa, Jorge Larrosa, entre outros autores, além de obras cinematográficas, convocadas a contribuir para a compreensão do trágico, da ilusão e do amor fati. 3) Esses instrumentos foram operados metodologicamente pela fenomenologia compreensiva e hermenêutica simbólica e após percorrer três capítulos ("o mundo", "os homens" e "as obras") reflete sobre o alcance de um conhecimento que não seja revelação/estabilização de verdades, mas adesão estética e transcriação de mundo, dimensões de uma pedagogia que passa pela escolha e pretende a aprovação da existência: do mundo, dos homens e de suas obras.
Título em inglês
The world, the men and his works: tragic philosophy and pedagogy of choice
Palavras-chave em inglês
Aesthetic
of
the
experience
Pedagogy
of
choice
Tragic
philosophy
Resumo em inglês
1) It's the main purpose of this thesis to map the basis of a tragic philosophy and to place the ground in which operates the pedagogy of choice, understood as suspension of belief, aesthetic experience and formation itineraries. 2) The orientation tools were the works of Nietzsche, Clément Rosset, Schopenhauer, Deleuze, Machado de Assis, Gilbert Durand, Cioran, Michel Maffesoli, Fernando Pessoa, Jorge Larrosa, among others, in addition to films, convened to contribute to understand the tragic, illusion and amor fati. 3) These instruments were methodologically operated by comprehensive phenomenology and symbolic hermeneutics and after covering three chapters ("the world", "the men" and "the works") reflects about the scope of knowledge that is non revelation/stabilization of truths, but aesthetic adhesion and transcreation of the world, dimensions of a pedagogy that passes through the choice and expects the approval of existence: of the world, of the men and of their works.
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Data de Publicação
2016-03-16