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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-13092019-104503
Documento
Autor
Nome completo
Gladys Beatriz Barreyro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Banca examinadora
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Arelaro, Lisete Regina Gomes
Azevedo, Mario Luiz Neves de
Oliveira, João Ferreira de
Silva Junior, Joao dos Reis
Título em português
O discurso da qualidade da educação superior e seus desdobramentos em políticas globais, regionais e nacionais
Palavras-chave em português
Acreditação
Ahelo
Avaliação
Educação superior
Enade
Mercosul educacional
Provão
Qualidade
Rankings universitários
Resumo em português
A tese trata das políticas de educação superior, orientadas em torno da temática da qualidade, e de seus desdobramentos nas políticas de avaliação e acreditação deste nível de educação, entre 1980 e 2016. Seu objetivo é analisar os usos e performances do discurso da qualidade, examinando políticas (ou propostas) de avaliação da educação superior em diferentes âmbitos: global, regional e nacional. São estudados os processos de avaliação e de acreditação da educação superior, os rankings internacionais de universidades e a proposta de criação de uma prova global. Inclui-se nesta análise a participação das diversas instituições de governança global da educação na proposta e elaboração dessas políticas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, análise documental, e entrevistas mantidas com participantes na elaboração e/ou implementação das políticas e de experts na temática de educação superior. Os resultados mostram o surgimento do Estado Avaliador, na década de 1980, desenvolvendo políticas de acreditação e/ou avaliação da educação superior que, embora inspiradas no modelo de acreditação estadunidense, apresentaram características próprias e estavam circunscritas aos Estados nacionais. Houve bastante influencia do Banco Mundial, inclusive com financiamento das políticas via empréstimos. Após a implementação do Acordo Geral de Comercio de Serviços, em 1995, novas políticas surgem − rankings internacionais de universidades e uma proposta de criação de uma prova global − e novos atores intervêm: Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Unesco, Agências, universidades, empresas e jornais. Mas, as políticas de acreditação continuaram, nas décadas seguintes, difundidas ao longo do planeta por redes de Agências de Acreditação e organismos internacionais, na forma de Guias e Diretrizes de boas práticas. A pesquisa procurou explorar também as relações entre as escalas global, regional e global nos processos de acreditação desenvolvidos pelo Mercosul Educacional e nos processos de avaliação da educação superior brasileira. No primeiro caso, destaca-se a criação de uma Agência de Acreditação no Paraguai, derivada de sua participação nos processos mercosulinos, e no segundo, a criação de índices para avaliação da educação superior brasileira por influência do comparatismo internacional. Ainda, em nível nacional, evidenciam-se relações entre essas escalas no caso do Provão/Enade que contribuiu para a formulação da prova global Ahelo.
Título em inglês
The discourse of quality in higher education and its unfolding into global, regional and national policies
Palavras-chave em inglês
Accreditation
Ahelo
Enade
Evaluation
Higher education
Mercosur educativo
Provão
Quality
University rankings
Resumo em inglês
This thesis attends to higher education policies oriented towards the theme of quality and their unfolding into evaluation and accreditation policies created between 1980 and 2016. Its objective is to analyse the uses and performances of the discourse of quality by looking into higher education quality policies (or proposals) in/from different scales: global, regional and national. The processes of higher education evaluation and accreditation, international rankings of universities, and the proposal for a global test are studied. The analysis comprises the role of different global governance institutions in education in proposing and elaborating those policies. The methodological procedures applied were bibliographic research, documentary analysis and interviews with participants engaged in the development and/or implementation of the quality policies, as well as with experts in higher education. Results show in what ways the emergence of the Evaluative State in the 1980's propelled the development of higher education accreditation and/or evaluation policies - which, even though inspired by the United States accreditation model, kept their particularities and were associated to the national States. There was a considerable influence by the World Bank, including through the financing of policy initiatives via loans. After the implementation of the General Agreement on Tariffs and Trade in 1995, new policies emerged, such as the international rankings of universities and the planning for a global test. New actors intervened, for instance, the Organisation for Economic Co-operation and Development, Unesco, international agencies, universities, companies and newspapers. However, accreditation policies, for instance, continued to be promoted around the globe in the following decades by networks of accreditation agencies and, also, by international organisations in the format of good practice guidelines and codes. The research also sought to explore the relationship between the global, regional and global scales in shaping both the Mercosur accreditation processes and the evaluation processes of higher education in Brazil. In the first case, it is highlighted the establishment of an Accreditation Agency in Paraguay as a consequence of the country's participation in the Mercosur accreditation processes. In the second, attention is given to the influence of international comparability in the development of national indicators for the evaluation of higher education in Brazil. What is more, at the national level, it is possible to observe the relationship between the aforementioned scales when analysing the contribution of the Provão/Enade to the development of the Ahelo global test.
 
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Data de Publicação
2019-09-26
 
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