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Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-11122023-193337
Document
Auteur
Nom complet
Mônica Caldas Ehrenberg
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Jury
Neira, Marcos Garcia (Président)
Ferraz, Osvaldo Luiz
Freire, Ida Mara
Iavelberg, Rosa
Velardi, Marilia
Titre en portugais
Corporalidade: do eu ao nós e as (re)significações da Educação Física
Mots-clés en portugais
Corporalidade
Educação Física
Formação continuada de professoras
Formação inicial de professoras
Resumé en portugais
No texto que segue desenvolvo o percurso vivido frente à compreensão de Educação Física que construí em minha trajetória, bem como os esforços empenhados para contribuir com professoras em formação e já formadas a fim de promover o reconhecimento desta área como responsável pela sistematização da linguagem do corpo. O entendimento de corporalidade evidenciado no texto aponta para a busca por compreender a Educação Física como constituinte da área da linguagem e, portanto reconhecida como área que legitima as práticas corporais de forma a serem compreendidas como artefatos construídos na cultura, sendo repletas de sentidos e passíveis de diferentes interpretações e significados. O caminho percorrido parte de uma prática corporal em específico, a dança, que a partir de sua experimentação com múltiplos significados vivenciados pelo coletivo da Cia Éxciton durante a graduação, permitiu o desabrochar do entendimento de Educação Física e um reconhecimento dos gestos como importante forma de comunicação com o mundo. Reconhecer a compreensão de Educação Física apresentada por professoras em formação e compreender o entendimento de Educação Física das professoras em exercício tem feito parte de um processo de investigação que aponta que a sensibilização e experimentação dos próprios corpos destas professoras (futuras e atuais) tem sido um rico caminho de ressignificação de suas concepções e de entendimento da área. O tempo da escrita deste texto perpassa o período de pandemia da Covid-19, o que de forma inesperada, dura, latente e cheia de repensar nos obriga a reencontrar a Educação Física e suas possíveis formas de entendimento e atuação. O fazer, o toque, o olhar foram ressignificados também através das telas de computadores, demandando uma compreensão para além do apenas fazer, exigindo um fazer refletido e sentido como dor em sua ausência.
Titre en anglais
Corporeality: from I to we and the (re)meanings of Physical Education
Mots-clés en anglais
Corporeality
Physical Education
Teacher's initial training
Teachers continued training
Resumé en anglais
In this text I expound the path I followed in the kind of understanding of Physical Education that I built along my trajectory, as well as the efforts made to contribute to the work of teachers in training and already trained to promote the recognition of this field as responsible for the systematization of the language of the body. The understanding of corporeality exhibited in this text points to the endeavor of seeing Physical Education as an element in the field of language and, therefore, recognized as an area that legitimizes bodily practices to allow them to be seen as artefacts built within culture, filled with different senses, and subject to different interpretations and meanings. The path described here starts from a specific bodily practice, namely dance, which based on its experience with multiple meanings carried out within the collective Cia Éxciton during my undergraduate course, allowed the unfolding of a specific understanding of Physical Education and a recognition of gestures as an important form of communication with the world. Recognizing the understanding of Physical Education exhibited by teachers in training, and understanding the comprehension of acting Physical Education teachers, has been part of a process of investigation that reveals that the awareness and experimentation of these (future and current) teachers‟ own bodies has been a proficuous way of re-signifying their conceptions and understanding of the field. The time of writing this text coincides with the period of the Covid-19 pandemics, which forces us in a harsh and unexpected way, full of rethinking, to re-encounter Physical Education and its possible forms of understanding and action. Doing, touching, and looking were also re-signified through computer screens, demanding an understanding beyond the mere doing, one that requires a doing reflected and felt as pain in its absence.
 
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Date de Publication
2023-12-13
 
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