Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11052021-122702
Documento
Autor
Nome completo
Ana Laura Godinho Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Banca examinadora
Aquino, Julio Roberto Groppa (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Gatti Junior, Decio
Patto, Maria Helena Souza
Perosa, Graziela Serroni
Título em português
A vontade de psicologia na formação de professores
Palavras-chave em português
Formação de professores
História da educação
Psicologia da criança
Psicologia educacional
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo caracterizar alguns aspectos dos discursos da psicologia
divulgados no campo educacional brasileiro. Apresenta um conjunto de análises desses
discursos que incidiram sobre manuais de psicologia educacional destinados à formação de
professores e outros textos e documentos da psicologia e da pedagogia, as quais foram
inspiradas na obra de Michel Foucault. Os capítulos examinam os discursos de diferentes
ângulos e referem-se a intervalos temporais distintos no decorrer do século XX. Inicialmente,
discorre-se sobre a vontade de psicologia na formação dos professores como vontade de saber
a verdade sobre a natureza da criança e como vontade de poder educá-la de modo menos
custoso e com melhores resultados. Em seguida, a análise volta-se para as posições de sujeito
do enunciado características dos manuais da disciplina, dentre as quais sobressaem a de
comentadores das obras dos teóricos estrangeiros e a de pesquisadores interessados na
compreensão das crianças brasileiras. O terceiro capítulo descreve duas modalidades de
intervenção psicológica na educação escolar: a formulação e aplicação de testes no âmbito da
psicologia experimental para a identificação e a mensuração das capacidades dos escolares e o
atendimento da criança-problema em serviços de higiene mental. No quarto capítulo o foco
recai sobre as teorias psicológicas do desenvolvimento e o modo como se estabeleceram suas
articulações com certas recomendações para a educação escolar e o trabalho dos professores,
dentre as quais a indicação de que o currículo deveria ser adequado às fases do
desenvolvimento. O capítulo seguinte, em continuidade com o anterior, incide ainda sobre o
desenvolvimento, mas explora as semelhanças e as diferenças no modo como esse tema foi
associado ao do progresso nos discursos dos manuais de psicologia educacional e de história
da educação. O sexto capítulo é dedicado às relações entre psicologia, educação escolar e
democracia nos textos da psicologia e da educação. O último capítulo detém-se sobre a análise
de um enunciado fundamental, que atravessa o discurso da psicologia educacional ao longo de
todo o período considerado e alcança os nossos dias: É preciso adaptar o ensino às
características do aluno. As análises realizadas evidenciaram que, longe de ter se configurado
como o fundamento científico da pedagogia, a psicologia educacional correspondeu a uma
formação discursiva heterogênea, de contornos incertos, sobre a qual recaíram grandes
expectativas relativas às suas possíveis contribuições para a solução de dificuldades
enfrentadas nas escolas, mas também uma série de questionamentos e críticas. Sua história é
indissociável da história da escola de massas, pois foi em busca de soluções para problemas
engendrados no interior das instituições escolares que a psicologia educacional pôde se
desenvolver como ciência aplicada.
Título em inglês
The will of psychology in teacher education
Palavras-chave em inglês
Children Psychology
Educational Psychology
History of Education
Teacher Training
Resumo em inglês
This paper aims to characterize some aspects of the psychological discourses published in the
Brazilian educational field. It presents a set of analyzes of these discourses, which is inspired
by Michel Foucaults work and it is focused on educational psychology textbooks for teacher
training, and other texts and documents of psychology and pedagogy. The chapters examine
discourses from different angles, and consider different time intervals throughout the twentieth
century. Initially, the discussion surrounds the desire for psychology in teacher education field
as a desire to comprehend not only the truth about the nature of the child, but also the desire
for the power to be able to educate less costly, achieving better results. Then, the analysis
turns to the types of authorship or to the subject positions of the utterance, typical of discipline
textbooks, among which stand out the commentators of the foreign theorists work, and
researchers interested in the understanding of Brazilian children. The third chapter describes
two modalities of psychological intervention in school education: the formulation and
application of tests in the field of experimental psychology for identification and measurement
of students abilities, and assistance for the problem child in the mental hygiene services. In
the fourth chapter, the focus is on the psychological theories of development and how their
articulations have been established with certain recommendations for school education and
teachers work, including the indication that the curriculum should be appropriate to the stages
of development. The following chapter, in continuity with the previous one, still focuses on
development, nevertheless it explores the similarities and differences in how this theme has
been associated with the progress in the discourses of educational psychology and educational
history textbooks. The sixth chapter is dedicated to the relations between psychology, school
education and democracy in psychology and education texts. The last chapter focuses on the
analysis of a fundamental statement that runs through the discourse of educational psychology
throughout the period considered and reaches our days: It is necessary to adapt teaching to the
characteristics of the student. Analyses showed that, far from being the scientific basis of
pedagogy, educational psychology corresponded to a heterogeneous discursive formation, with
uncertain contours, on which high expectations were raised regarding its possible contributions
to the solution of difficulties faced by children in school, but also a series of questions and
critics. Its history is inseparable from the history of the school for the masses, as it was in search
of solutions to problems engendered within school institutions that educational psychology
could develop as an applied science.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-05-14