• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.46.2013.tde-28112020-124447
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Alves Porto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Jury
Toma, Henrique Eisi (Président)
Filgueiras, Carlos Alberto Lombardi
Gutz, Ivano Gebhardt Rolf
Mortimer, Eduardo Fleury
Queiroz, Salete Linhares
Titre en portugais
Explorando interfaces entre a história da ciência e o ensino de química: investigação de livros didáticos e desenvolvimento de estudos de caso em história da química
Mots-clés en portugais
Ensino de química
Estudos de caso em história da química
História da química
Historiografia da ciência
Livros didáticos
Resumé en portugais
Este texto crítico sistematiza algumas ideias a respeito da aproximação entre a história da ciência e o ensino de química. Situando-se em relação à literatura da área, este texto aponta para a necessidade de reflexões de natureza historiográfica para que a abordagem da história da ciência possa convergir com os objetivos educacionais da atualidade, tanto em termos do ensino de conceitos quanto em relação a discussões sobre as características do conhecimento científico. Tendo como referência a contemporânea historiografia da ciência, apresenta-se a análise de livros didáticos de química para os níveis médio e superior. Também são propostos alguns estudos de caso em história da química, com o intuito de se discutir possibilidades de sua utilização na formação de professores e no ensino médio.
Titre en anglais
Exploring interfaces between history of science and chemical education: studies on textbooks and development of case studies in the history of chemistry
Mots-clés en anglais
Case studies in the history of chemistry
Chemical education
Historiography of science
History of chemistry
Textbooks
Resumé en anglais
This critical text presents possible links relating the history of science to chemical education. Considering the literature in chemical education, this text points to the need of an appropriate historiographical background in order to make the history of science approach converge to present-day educational goals. It is argued that history of science may be an important means to teach chemistry concepts, and also to discuss the characteristics of scientific knowledge. Contemporary historiography of science is used here as a theoretical framework for the analysis of high-school and university chemistry textbooks. Case studies in the history of chemistry are also presented, aiming at the discussion of possibilities for their use in initial and in-service teacher education and in secondary education
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-11-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.