• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.46.2013.tde-28112020-124447
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Alves Porto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Tribunal
Toma, Henrique Eisi (Presidente)
Filgueiras, Carlos Alberto Lombardi
Gutz, Ivano Gebhardt Rolf
Mortimer, Eduardo Fleury
Queiroz, Salete Linhares
Título en portugués
Explorando interfaces entre a história da ciência e o ensino de química: investigação de livros didáticos e desenvolvimento de estudos de caso em história da química
Palabras clave en portugués
Ensino de química
Estudos de caso em história da química
História da química
Historiografia da ciência
Livros didáticos
Resumen en portugués
Este texto crítico sistematiza algumas ideias a respeito da aproximação entre a história da ciência e o ensino de química. Situando-se em relação à literatura da área, este texto aponta para a necessidade de reflexões de natureza historiográfica para que a abordagem da história da ciência possa convergir com os objetivos educacionais da atualidade, tanto em termos do ensino de conceitos quanto em relação a discussões sobre as características do conhecimento científico. Tendo como referência a contemporânea historiografia da ciência, apresenta-se a análise de livros didáticos de química para os níveis médio e superior. Também são propostos alguns estudos de caso em história da química, com o intuito de se discutir possibilidades de sua utilização na formação de professores e no ensino médio.
Título en inglés
Exploring interfaces between history of science and chemical education: studies on textbooks and development of case studies in the history of chemistry
Palabras clave en inglés
Case studies in the history of chemistry
Chemical education
Historiography of science
History of chemistry
Textbooks
Resumen en inglés
This critical text presents possible links relating the history of science to chemical education. Considering the literature in chemical education, this text points to the need of an appropriate historiographical background in order to make the history of science approach converge to present-day educational goals. It is argued that history of science may be an important means to teach chemistry concepts, and also to discuss the characteristics of scientific knowledge. Contemporary historiography of science is used here as a theoretical framework for the analysis of high-school and university chemistry textbooks. Case studies in the history of chemistry are also presented, aiming at the discussion of possibilities for their use in initial and in-service teacher education and in secondary education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.