Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.44.2013.tde-24092013-101858
Documento
Autor
Nombre completo
Adolpho Jose Melfi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1971
Tribunal
Leinz, Viktor (Presidente)
Franco, Rui Ribeiro
Freitas, Ruy Osorio de
Levi, Franco
Ribeiro Filho, Evaristo
Título en portugués
Influencia da silica na evolução dos geles amorfos de ferro (iii): estudo experimental simulando condições tropicais úmidas e bem drenadas
Palabras clave en portugués
Geoquímica
Resumen en portugués
O presente trabalho procura caracterizar, por meio de um estudo experimental levado a efeito.em laboratório, o comportamento evolutivo de geles férricos e ferrissilícicos amorfos em condições de drenagem intensa. Tais produtos, relativamente comuns em certos sedimentos e solos, sobretudo tropicais, são mal conhecidos, sendo ainda válidas algumas questões a seu respeito, tais como: qual a sua origem? Como evoluem? Porque motivo podem conservar-se no estado amorfo? A fim de abordar estes problemas procuramos reproduzir no laboratório as condições existentes na superfície da Terra, sob as quais a evolução dos materiais se processa. Para isso foi utilizado o modelo experimental adotado por PEDRO, 1964 Extrator tipo Soxhlet que reproduz, com êxito, em pequena escala, o ciclo da água na natureza. Com base nos resultados obtidos, a evolução dos geles fica caracterizada pelos seguintes fatos: a) uma lixiviação intensa e contínua, com soluções insaturadas (água destilada ou água mais ou menos acidulada pelo gás carbônico) sôbre produtos férricos amorfos conduz, necessàriamente, a formação de hematita e ou goethita. Os geles ferrissilícicos sofrem intensa dessilicificação, individualizando também uma fase cristalina (hematita). Desta maneira, os constituintes amorfos férricos ou ferrissilícicos encontrados na natureza são instáveis e devem ser considerados como formas transitórias. b) por outro lado, em ambientes enriquecidos em sílica, os produtos amorfos, sejam êles férricos ou ferrissilícicos, não sofrem nenhuma transformação química e mineralógica; desta forma, a sílica apresenta um efeito inibidor à cristalização, do mesmo modo que a matéria orgânica, cuja ação inibidora é conhecida de longa data. Tal fato nos leva a concluir que a drenagem não é, por si só, um agente importante na alteração superficial, sendo decisiva a composição química das soluções alterantes.
Palabras clave en inglés
Not available.
Resumen en inglés
Not available.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-10-04