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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.44.2017.tde-21022017-095626
Documento
Autor
Nome completo
Eliane Aparecida Del Lama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Banca examinadora
Andrade, Fabio Ramos Dias de (Presidente)
Carvalho, Ismar de Souza
Pinheiro, Maria Lucia Bressan
Teixeira, Wilson
Zanardo, Antenor
Título em português
Estudos de conservação em pedra
Palavras-chave em português
Educação patrimonial
Geoconservação
Patrimônio histórico
Pedra
Restauração
Resumo em português
No contexto das atividades humanas ligadas às construções, os materiais rochosos são denominados de pedra. O uso da pedra pelo Homem é milenar e este trabalho faz uma retrospectiva desse uso em edificações, enfocando na conservação do patrimônio pétreo. Apesar do protagonismo da pedra, também as argamassas históricas são abordadas. Ao contrário do senso comum, a pedra não é eterna, e as várias formas de deterioração apresentadas aqui ratificam essa premissa. A intervenção no patrimônio histórico é uma ação multidisciplinar e deve ser baseada em documentos e textos doutrinários, com métodos próprios e comprovados, sempre norteados pelo método científico e realizada por profissional habilitado, ou seja, o conservador-restaurador. Os principais tratamentos da pedra são aqui discutidos, quais sejam: limpeza, consolidação e eliminação da colonização biológica. Considerando a inserção do patrimônio histórico nas cidades, aborda-se o geoturismo urbano, apontando a importância de roteiros geológicos para a conservação destes bens e a popularização dos conceitos geocientíficos. A Educação Patrimonial ainda é um desafio a ser vencido no Brasil, para que ela auxilie na preservação do nosso patrimônio.
Título em inglês
Studies of conservation in stone
Palavras-chave em inglês
Geoconservation
Heritage education
Historical heritage
Restoration
Stone
Resumo em inglês
In the context of construction activities, rocky materials are called stone. The use of stone as building material dates back to the beginning of Mankind, and this work aims to provide a retrospective of this use, focusing on the conservation of stone-based heritage. Despite the principal focus being on stone, historical mortars are also addressed. Contrary to common sense, stone is not eternal, and the various forms of deterioration presented here confirm this premise. Intervention in heritage is a multidisciplinary action and should be based on doctrinal documents and texts, with appropriate and proven methods, always guided by scientific method and performed by qualified professionals, i.e., conservator-restorers. The principal treatments for stone are discussed here, and these are cleaning, consolidation and the elimination of biological colonization. Taking into consideration the heritage assets located within cities, a discussion of urban geotourism is presented, pointing out the importance of geological trails for conserving these assets and popularizing geoscientific concepts. Heritage Education is still a challenge to be overcome in Brazil for it to assist in the preservation of our common Heritage.
 
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Data de Publicação
2017-02-21
 
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