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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2017.tde-28092023-125748
Documento
Autor
Nome completo
Osvaldo Luiz Ferraz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Banca examinadora
Rubio, Katia (Presidente)
Almeida, Rogério de
Bastos, Flávia da Cunha
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Souza Neto, Samuel de
Título em português
Universidade na escola: a formação em educação física na educação infantil em contato com o ambiente escolar
Palavras-chave em português
Educação física
Educação física escolar
Educação física infantil
Educação infantil
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi investigar o Laboratório Didático em Educação Física na Educação Infantil como possibilidade de formação inicial no curso de Licenciatura em Educação Física, a partir da integração entre a universidade e a escola como campo de formação e atuação profissional. O pressuposto básico é o de que a formação e consolidação do saber docente construído nas disciplinas do curso de licenciatura pode ser enriquecida se os estudantes tiverem a oportunidade de entender que as respostas mais adequadas para cada comunidade escolar emergem a partir de um diálogo com a escola, considerando-se suas práticas institucionais, seus valores, história e seu cotidiano. Participaram desta pesquisa 19 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física (08 do sexo feminino e 11 do sexo masculino), que cursaram as disciplinas de Educação Física na Educação Infantil I e Educação Física na Educação Infantil II, pertencentes ao 5◦ ao 6◦ semestres letivos. O instrumento utilizado foi a entrevista com grupo focal, realizada ao final do ano letivo após a finalização da intervenção na escola campo e das aulas na universidade. Foi utilizado um roteiro de questões como norteador da entrevista. A análise dos dados foi concretizada através do método de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o Laboratório Didático foi significativo para formação dos futuros professores na medida em que os estudantes: a) experimentaram imersão no contexto escolar, com acesso à documentação, espaços e atividades da escola campo; b) sentiram-se amparados para o desenvolvimento das propostas de intervenção com aulas de Educação Física; c) manifestaram que a mediação do professor supervisor e do monitor bolsista no desenvolvimento das atividades auxiliou na adequação das práticas pedagógicas desenvolvidas considerando-se a realidade da escola; d) estabeleceram diálogo entre as práticas pedagógicas e as questões teóricas discutidas nas disciplinas da universidade; e) puderam refletir sobre o campo profissional da educação física escolar em geral e, especificamente da educação física na educação infantil. Todavia, identificou-se lacuna na análise das políticas públicas e contexto macrossocial que condicionam o exercício profissional
Título em inglês
University at school: training in physical education in early childhood education in contact with the school environment
Palavras-chave em inglês
Child education,
Children's physical education
Physical education
School physical education
Resumo em inglês
The objective of this study is to investigate the Physical Education Didactic Laboratory in Children's Education as a possible source of early training in the Physical Education Teacher Training Course, based on the integration of universities and schools as places for both professional training and practice. The basic assumption is that teacher's knowledge development and consolidation, built through the courses taught in the Teacher Training Course, can be enhanced if students are given the opportunity to understand that the most suitable responses for each school community emerge from a dialog with the school itself, taking into account its institutional practices, values, historic background and daily experiences. The study had 19 students of the Physical Education Teacher Training Course (8 female and 11 male), who took Physical Education in Children's Education I and Physical Education in Children's Education II courses, during the 5th and 6th semesters. Focus groups were conducted at the end of the school year, once the interventions in the field school have been completed and the participants had no more classes at the university. A guide with questions was used to because the students: (a) were immersed into the school context, having access to assist the interviews. Data analysis was conducted using the Content Analysis method. The results show that the Didactic Laboratory was highly significant for future teachers because the students: a) were immersed into the school context, having access to documents, spaces and activities in the field school; (b) felt supported to develop intervention proposals with Physical Education classes; (c) explained that the mediation by the supervising teacher and the scholarship holding monitor while the activities were being performed helped them to adapt the pedagogic practices that were being developed to the reality of the school; (d) fostered dialog between pedagogic practices and the theoretical topics discussed at universities' courses; (e) were able to think about the professional field of Physical Education in general and, specifically, about Physical Education in Children's education. However, gaps were identified in relation to analysis of public policies and the macrosocial context that shape professional practice
 
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Data de Publicação
2023-09-28
 
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