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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2007.tde-23112023-151331
Documento
Autor
Nome completo
Umberto Cesar Correa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Banca examinadora
Tani, Go (Presidente)
Bohme, Maria Tereza Silveira
Krebs, Ruy Jornada
Petersen, Ricardo Demétrio de Souza
Winterstein, Pedro Jose
Título em português
A prática constante-variada e a aquisição de habilidades motoras: efeitos da quantidade e do tipo de prática variada
Palavras-chave em português
Aquisição de habilidades motoras
Estrutura de prática
Prática constante-variada
Processo adaptativo
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos de diferentes quantidades das práticas variada aleatória e por blocos, após a prática constante, no processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras. Foram realizados três experimentos que diferiram no componente da tarefa manipulado nas práticas variada aleatória e por blocos: velocidade do estímulo visual (experimento 1), padrão seqüencial de resposta (experimento 2) e velocidade do estímulo visual e padrão seqüêncial de resposta conjuntamente (experimento 3). Em todos os experimentos, o delineamento envolveu três quantidades de prática variada (18, 36 e 63 tentativas) e dois tipos de prática variada (aleatória e por blocos). Fez parte do delineamento, também, duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Nos três experimentos participaram crianças, as quais executaram a tarefa de tocar cinco alvos em uma seqüência pré-estabelecida, em integração a um estímulo visual. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante como medidas relativas ao alcance da meta da tarefa e o timing relativo e o tempo de resposta como medidas relacionadas à macro e à micro-estruturas do padrão de resposta. Os resultados dos três experimentos permitiram concluir que: a) há um nível ótimo de prática variada após a prática constante; b) esse nível corresponde a dezoito tentativas aleatórias envolvendo três velocidades do estímulo visual ou padrões sequenciais de resposta e a dezoito tentativas aleatórias ou por blocos envolvendo a combinação de três velocidades do estímulo visual e três padrões sequenciais de resposta; c) o nível ótimo é dependente do tipo de prática variada (por blocos ou aleatória) apenas quando ela se refere à manipulação de aspectos perceptivo e motor da tarefa em separado
Título em inglês
Constant-varied practice and the acquisition of motor skills: effects of the amount and type of varied practice
Palavras-chave em inglês
Acquisition
Adaptive process
Constant-random practice
Motor skills
Practice schedule
Resumo em inglês
The aim of this research was to investigate the effects of different quantities of random and blocked varied practice, after constant practice, on adaptive process in motor sldll acquisition. Three experiments were conducted manipulating the task component in the random and blocked varied practices: visual stimulus speed (experiment 1); sequential response pattem (experiment 2); and visual stimulus speed and sequential response pattem simultaneously (experiment 3). In ali experiments the design involved three quantities of varied practice (18, 36, and 63 trials), and two types of varied practice (random and blocked). The design also involved two phases: stabilization and adaptation. Participants were children, which performed a task that consisted of touching response keys sequentially in conjunction with a visual stimulus. The dependent variables were the absolute, variable, and constant error related to the task goal, and the relative timing and response time to evaluate response pattem macrostructure and micro-structure, respectively. Altogether, the results of the three experiments allowed concluding that: (a) there is an optimal levei of varied practice after constant practice. (b) This levei corresponds to eighteen random trials of three visual stimulus speeds or sequential response pattems, and to eighteen random and blocked trials involving the combination of three visual stimulus speeds and three sequential response pattems. (c) The optimal levei is dependent of the varied practice type (blocked or random) only if this refers to the manipulation of perceptive and motor task aspects separately
 
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Data de Publicação
2023-11-23
 
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