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Habilitation Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2014.tde-02102023-084747
Document
Author
Full name
Jorge Alberto de Oliveira
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2014
Committee
Freudenheim, Andrea Michele (President)
Gobbi, Lilian Teresa Bucken
Mochizuki, Luis
Moraes, Renato de
Moreira, Alexandre
 
Title in Portuguese
Análise do desempenho motor de crianças com indicativos do transtorno do desenvolvimento de coordenação nos padrões fundamentais de movimentos arremessar e chutar
Keywords in Portuguese
Desenvolvimento motor
Padrão fundamental de movimento
TDC
Abstract in Portuguese
0 propósito desse estudo foi analisar o desempenho motor de crianças com indicativo do transtorno do desenvolvimento da coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar. Sabe-se que, a criança com TDC caracteriza-se por um prejuízo acentuado na aprendizagem e execução de habilidades motoras coordenadas em relação a idade cronológica, que interfere significativa e persistentemente nas atividades da vida diária e repercutem no rendimento escolar, atividades acadêmicas, profissionais e ate no momento de lazer e diversão. Assim torna-se fundamental compreender como uma criança com indicativos do TDC [ITDC) se desenvolve. Para tanto, 23 crianças de ambos os sexos formaram dois grupos - ITDC com 11 crianças (6 meninas; 5 meninos), media 9,06 anos de idade, e o grupo DT com 12 crianças (6 meninas; 6 meninos), media 9,15 anos de idade. Os grupos foram constituídos a partir das respostas do questionário DCDQ pelos pais e os percentis da realização do Teste MABC-2, A partir desse momento, as crianças foram filmadas executando seis tentativas dos PFM arremessar e chutar. As variáveis consideradas foram: analise por configuração total do corpo, por componentes e variáveis cinemáticas. Os resultados indicaram que não houve diferença estatística intergrupos nos dois PFMs para analise config. total do corpo, sendo que, 8 crianças do grupo ITDC se encontravam no estágio primitivo e 6 crianças do DT no estagio intermediário. Para analise dos 5 componentes do PFM arremessar também não houve diferença estatística e as crianças se encontravam em sua maioria nos estágios primitivos ou intermediário. Para a análise do PFM chutar, houve diferença estatística intergrupos confirmadas pelo teste de U de Mann-Whitney nos 3 componentes; 1) ação dos braços, Zajustado = -2,95; p = 0,003, no grupo ITDC 7 crianças estavam no estagio primitivo e 6 crianças do DT no estagio avançado; 2) ação do tronco, Zajustado=-2,48; p=0,01, 8 crianças estavam no estagio primitivo e 7 no intermediário; 3) na ação das pernas/pé, Zajustado = -2,73; p = 0,006; 7 crianças no estágio intermediário e 6 no estagio avançado. Para análise das variáveis cinemáticas não foram encontradas diferenças estatísticas entre grupos nos dois PFMs, exceto na variável velocidade angular do cotovelo no PFM arremessar. Em conclusão, não houve diferença intergrupos nos dois PFMs na análise config. total do corpo e para análise por componentes houve diferença somente intergrupos na ação do antebraço do PFM arremessar e nos demais componentes dos dois PFM não houveram diferenças. Ambos os grupos estavam abaixo do nível de desempenho esperado para idade em todas as análises realizadas
 
Title in English
Analysis of motor performance of children with indicative the disorder of development coordination in fundamental movement patterns throwing and kicking year
Keywords in English
DCD
Fundamental movement patterns
Motor development
Abstract in English
The purpose of this study was to analyze the motor performance of children with developmental coordination disorder of indicative in fundamental movement patterns of throwing and kicking. It is known that children with DCD is characterized by a marked impairment in learning and implementation of coordinated motor skills in relation to chronological age, which interferes significantly and persistently in activities of daily life and impacting school performance, academic achievement, professional and even when leisure and fun. So it becomes critical to understand how a child with indicative DCD (IDCD) develops. For this purpose, 23 children of both sexes formed two groups - IDCD with 11 children (6 girls, 5 boys), media 9.06 years old, and the TD group with 12 children (6 girls, 6 boys), media 9.15 years old. The groups were formed from the questionnaire DCDQ responses by parents and percentiles of the test MABC-2. Thereafter, children were filmed performing six trials of FMP throwing and kicking. The variables considered were: analysis by the total configuration of the body, components and kinematic variables. The results indicated that there were no statistical difference between groups in both FMP for analysis total body config. And IDCD group of 8 children were in the primitive stage of the TD and 6 children in the intermediate stage. For analysis of the 5 components of throwing FMP also no statistical difference and the children were mostly in the early or intermediate stages. For the analysis of FMP kicking, there was statistical difference between groups confirmed by Mann-Whitney U test in 3 components; 1) arm action , Zajustado = -2.95; p = 0.003, the ITDC group 7 children were in the early stage and 6 children from TD in advanced stage ; 2) share the trunk, Zajustado = -2.48 ; p = 0.01, 8 children were in primitive and 7 in the intermediate stage; 3) the action of the legs / feet, Zajustado = -2.73; p = 0.006; Children 7 and 6 in the intermediate stage in the advanced stage. For analysis of kinematic variables no statistical differences between groups were found in the two FMP, except in variable angular velocity of the elbow in throwing FMP. n conclusion, there was no difference between groups in both the config FMP analysis, total body and components analysis was only intergroup difference in the action of throwing forearm FMP and other components of the two FMP there were no differences. Both groups were below the level of performance expected for age in all analyzes
 
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Publishing Date
2023-10-02
 
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