• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-28012021-095122
Documento
Autor
Nome completo
Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Banca examinadora
Barros, Mario Thadeu Leme de (Presidente)
Andrade, Maria de Fatima
Bucalem, Miguel Luiz
Franco, Maria de Assunçao Ribeiro
Souza, Marcelo Marini Pereira de
Título em português
Planejamento ambiental no Brasil: instrumentos e contribuições à pesquisa, à prática e ao ensino da engenharia ambiental e engenharia civil.
Palavras-chave em português
Engenharia ambiental
Engenharia civil
Impactos ambientais (Avaliação)
Planejamento ambiental
Serviços ecossistêmicos
Resumo em português
Uma síntese das contribuições ao planejamento ambiental realizada no período de pesquisa e docência é apresentada. Essas contribuições vêm sendo desenvolvidas na temática do planejamento e gestão ambiental no contexto da engenharia ambiental e engenharia civil, consolidadas nas atividades de docência, pesquisa e extensão conduzidas junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da USP. A linha de pesquisa de planejamento ambiental desdobra-se em três eixos principais: Avaliação de Impacto Ambiental (AIA); Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e serviços ecossistêmicos na gestão ambiental urbana. O primeiro eixo de pesquisa com foco na AIA de projetos de engenharia tem buscado contribuir para o avanço do conhecimento da AIA a partir da experiência brasileira, mas com repercussões às pesquisas internacionais. Os resultados mostram o alcance da AIA para a definição de escopo de projetos, seleção de alternativas de tecnológicas e locacionais, detalhamento e avaliação de programas de medidas mitigadoras e compensatórias, e subsídios para a integração a outros instrumentos de gestão ambiental. O segundo eixo de pesquisa com foco na AAE vem tentando contribuir para reconhecer boas práticas da experiência nacional e consolidar caminhos para sua aplicação, contribuindo também com a teoria internacional. Os resultados revelam que a AAE deve ser um instrumento aplicado sistematicamente no Brasil, articulado à AIA e à avaliação de impactos cumulativos de modo favorecer o tiering da variável ambiental na tomada de decisão até o nível de projetos de engenharia. O terceiro eixo de pesquisa almeja contribuir para a discussão da integração dos serviços ecossistêmicos na gestão ambiental urbana como um mecanismo para promoção do alcance da resiliência e sustentabilidade nas cidades. Os resultados direcionam-se a discutir essa perspectiva, principalmente, pela revitalização de drenagens urbanas e indução de medidas de adaptação às mudanças climáticas, bem como explorar o instrumento de pagamento por serviços ambientais em programas de recuperação de rios e córregos urbanos. Os avanços técnico-científicos obtidos nos três eixos da linha de pesquisa têm contribuído para fortalecer conhecimentos associados à área de engenharia ambiental e engenharia civil no país. Considera-se que as principais contribuições desse período profícuo de aprendizado profissional como docente e pesquisadora estão sintetizadas nesse documento. Acredita-se que o conteúdo apresentado evidencia a motivação para contribuir com o avanço do saber no campo do planejamento ambiental e sua importância e interação com a engenharia ambiental e engenharia civil.
Título em inglês
Environmental planning in Brazil: instruments and contributions to research, practice and teaching of environmental engineering and civil engineering.
Palavras-chave em inglês
Ecosystem services
Environmental and civil engineering
Environmental impact assessment
Environmental planning
Strategic environmental assessment
Resumo em inglês
No Abstracts
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ALCFGP1.pdf (8.66 Mbytes)
Data de Publicação
2021-07-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.