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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-20122019-112547
Documento
Autor
Nome completo
Eliane Monetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Banca examinadora
Abiko, Alex Kenya (Presidente)
Eid Junior, William
Lima Junior, Joao da Rocha
Oliveira, Edson Ferreira de
Securato, Jose Roberto
Título em português
Educação em real estate: evolução e comparação entre regiões latino-americanas.
Palavras-chave em português
Educação - América Latina
Mercado imobiliário
Resumo em português
O tema da educação em real estate, apesar de ser foco de inúmeras pesquisas, por um lado, ainda é alvo de controvérsias entre diferentes autores e, de outro, ainda se encontra defasado na América Latina relativamente ao estágio que se observa em economias mais desenvolvidas. O objetivo deste trabalho é promover uma análise comparativa, no que tange ao conteúdo dos cursos de pós-graduação focados em real estate, oferecidos em diferentes países latino-americanos. Para tal, resgata-se o conjunto dos conceitos do que se denomina de Corpo do Conhecimento (Body of Knowledge - Bok) do real estate, que servirá de base para análise da oferta de cursos na América Latina. Uma segunda base de conhecimento compreende as características próprias da América Latina quanto a indicadores de desenvolvimento, que tende a levar à existência de maior maturidade aos mercados de real estate, bem como a estrutura vigente dos cursos de pós-graduação no bloco. A partir dessas referências, dezoito cursos de pós-graduação, distribuídos em 8 países foram identificados e analisados. Como resultado, identificou-se que Brasil, México, Argentina, Chile e Peru contribuem com 8 cursos que apresentam aderência em seus conteúdos compatíveis com os adotados nas economias mais evoluídas.
Título em inglês
Real estate education: evolution and comparison among different Latin American regions.
Palavras-chave em inglês
Education - Latin America
Real estate
Resumo em inglês
Although real estate education has been the focus of many different researches, the content known as the Body of Knowledge still is quite controversial. Especially in Latin American, it still has a lot of catch up with the patterns taught in more developed economies. The aim of this thesis is to promote a comparative analysis among the content of graduated Latin American courses focused on real estate. The Body Knowledge presented in the literature is reviewed and it is used as a model through which Latin American disciplines are analyzed. Also, some indicators are used to infer the maturity of the real estate markets in the region, along with the framework in which graduate education is formatted in different Latin American countries. All those references are used to analyze eighteen disciplines, distributed in eight different countries. As a result, Brazil, Mexico, Argentina, Chile and Peru have eight different disciplines in which the main content fit into the Body of Knowledge suggested and used in the most advanced economies.
 
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ElianeMonettiLD.pdf (4.99 Mbytes)
Data de Publicação
2022-05-02
 
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