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Habilitation Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2021.tde-18082021-084948
Document
Author
Full name
Karin Regina de Casas Castro Marins
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Committee
Abiko, Alex Kenya (President)
Grostein, Marta Dora
Leme, Maria Cristina da Silva
Orrico Filho, Rômulo Dante
Philippi Junior, Arlindo
Title in Portuguese
Avaliação sistêmica da microescala urbana como instrumento para a promoção da sustentabilidade no planejamento e desenvolvimento urbano.
Keywords in Portuguese
Engenharia Urbana
Monitoramento
Morfologia urbana
Planejamento territorial urbano
Política urbana
Sustentabilidade
Abstract in Portuguese
A população urbana mundial cresce rapidamente, gerando impactos cada vez mais significativos sobre a sustentabilidade do planeta, em termos sociais, ambientais e econômicos. A literatura relacionada à engenharia urbana e ao desenvolvimento urbano sustentável aponta a importância da atuação sistêmica, multicriterial, transdisciplinar e interescalar no planejamento e gestão das aglomerações urbanas, visando o desenvolvimento de áreas urbanas mais estruturadas, eficientes, qualificadas e apropriáveis pela comunidade. O desenvolvimento instrumentalizado da microescala urbana, entendida neste trabalho como a escala de bairros urbanos, configura uma oportunidade de desenvolver novas soluções em sustentabilidade urbana, complementando ações em macroescala e também na escala das edificações. O objetivo deste trabalho é realizar uma sistematização crítica do conjunto de atividades de pesquisa realizadas pela docente, bem como as conduzidas e coordenadas com a participação de graduandos e pós-graduandos, e que culminam com métodos e resultados para avaliação da microescala urbana, como estratégia para a promoção da sustentabilidade no planejamento e desenvolvimento urbanos. O texto inicia-se com um capítulo introdutório, seguido pela colocação detalhada do problema e pela abordagem de três pesquisas principais, voltadas aos seguintes subtemas: planejamento energético urbano, em recorte urbano, selecionado no município de São Paulo; comparação multicriterial de práticas para a sustentabilidade em bairros no Brasil e exterior e avaliação em microescala urbana para sustentabilidade de bairros, em áreas de desenvolvimento urbano orientado ao transporte, aplicada em duas áreas urbanas no município de São Paulo. Na sequência, são feitas algumas considerações sobre as experiências didáticas na graduação e na pós-graduação em engenharia civil, e sobre a realização de evento nacional, como desdobramentos das atividades de pesquisa realizadas pela proponente. Do conjunto de resultados analisados, melhorias de desempenho e eficiência em cenários de integração e ajustes intersetoriais e interdisciplinares foram constatadas, que, em última instância, significam ganhos em termos econômicos. Ainda, são claros os relevantes benefícios sociais, ambientais e para a saúde, com as possibilidades de redução de emissão de poluentes, gases de efeito estufa, congestionamentos viários, além da qualificação dos espaços urbanos. As pesquisas de diagnóstico e a avaliação dos bairros destacaram, também, o papel central da morfologia urbana e da perspectiva do pedestre em soluções para a sustentabilidade urbana na microescala, tanto pelos aspectos energéticos e ambientais envolvidos, quanto pelos aspectos sociais e de qualificação de diversos indicadores evidenciados nos vários estudos realizados. Ressalta-se, por fim, a necessidade de se promover investigações e práticas metodológicas em governança urbana, para participação efetiva de atores e estruturação de sistemas organizacionais e de informações mais dinâmicos e efetivos, que suportem o exercício coordenado do planejamento e da gestão urbana.
Title in English
Systemic evaluation of the urban microscale as an instrument for promoting sustainability in urban planning and development.
Keywords in English
Monitoring
Neighborhoods
Sustainable urban development
Urban engineering
Urban morphology
Urban policies
Abstract in English
The world's urban population grows rapidly, generating impacts increasingly on the planet's sustainability, in social, environmental and economic terms. The literature specialized in urban engineering and sustainable urban development determines the importance of systemic, multicriterial, transdisciplinary and inter-scaling actions in the planning and management of urban agglomerations, helping to develop more structured, efficient, qualified and appropriable urban areas by the community. The instrumentalized development of the urban micro scale, presented in this work as the scale of urban neighborhoods, represents an opportunity to develop new solutions in urban sustainability, complementing actions in the macro scale and also in the building scale. The objective of this work is to carry out a critical systematization of a set of research activities carried out by the proponent, as well as those conducted and coordinated with the participation of undergraduate and graduate students, which culminate in methods and results for the evaluation of the urban microscale, as a strategy for promoting sustainability in urban planning and development. The text begins with an introductory chapter, followed by a detailed statement of the problem and an approach to three main researches, focused on the following sub-themes: urban energy planning in selected urban areas in the city of São Paulo; comparison of multicriterial practices for sustainability in neighborhoods abroad and in Brazil, and urban micro scale evaluation of sustainability in neighborhoods, in transit-oriented development areas, by assessing two urban areas in the city of São Paulo. In the sequence, some considerations are made about the didactic experiences in the undergraduate and graduate courses in civil engineering, and the realization of a national event, as a result of the research activities carried out by the applicant. By analyzing the set of research results, performance and efficiency improvements were verified in integrated, intersectoral and interdisciplinary adjusted scenarios, which, in the last instance, mean gains in economic terms. Still, the social, environmental and health benefits are clear, with possibilities to reduce the emission of pollutants, greenhouse gases, road congestion, in addition to the qualification of urban spaces. Diagnostic research and the evaluation of the neighborhoods also highlighted the central role of urban morphology and the perspective of pedestrians in solutions for urban sustainability at the micro scale, both for the energetic and environmental aspects involved, as well as for the social aspects and several indicators evidenced in the various studies carried out. Finally, the need to promote investigations and methodological practices in urban governance was proven, for the effective participation of actors and the structuring of more dynamic and effective organizational and information systems, which support the coordinated exercise of urban planning and management.
 
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Publishing Date
2021-08-30
 
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