• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-08072022-075430
Documento
Autor
Nombre completo
Regina Melo Silveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Tribunal
Martucci Junior, Moacyr (Presidente)
Kon, Fabio
Moreira, Edson dos Santos
Ueyama, Jo
Waldman, Helio
Título en portugués
Rede elástica de distribuição de vídeo baseado em virtualização de serviços
Palabras clave en portugués
Distribuição de vídeo
NFV
Realidade virtual
Redes de computadores
SDN
Virtualização de redes
Resumen en portugués
Os serviços baseados na Web têm demonstrado rápida variação em termos de número de usuários e acessos, dependendo do dia, do horário, ou ainda da oferta de conteúdo. Serviços de4 distribuição de conteúdo, especialmente os de distribuição de vídeo, estão sujeitos a essas variações, gerando um aumento na complexidade em termos de gerenciamento, operação e manutenção. Frente a este contexto, fica evidente a grande vantagem da utilização de sistemas que possibilitem o dimensionamento dinâmico de recursos para dar suporte ao atendimento de demandas tão variáveis. Portanto este trabalho propõe explorar a tecnologia NFV (Network Functions Virtualization) como meio de prover elasticidade ao serviços de distribuição de vídeo, utilizando técnicas de monitoramento em tempo real dos recursos utilizados para fornecer parâmetros ao provisionamento automático de novos recursos a fim de atender a dinamicidade do serviço. Além disso, é proposto um algoritmo de alocação e desalocação dinâmica de recursos para a criação de um serviço de distribuição elástico. Este algoritmo utiliza como parâmetro para o gatilho da alocação de recursos a taxa de consumo, definindo assim um limiar deslizante. A proposta de integração do sistema de distribuição de vídeo (VDN) com as tecnologias de virtualização de rede e de funções ou serviços de rede, SDN e NFV, foram testados em um ambiente experimental mostrando sua viabilidade. O algoritmo proposto foi testado em ambiente de simulação a partir de dados de consumo de um sistema real de distribuição de vídeo e demonstrou ser eficiente para a alocação e desalocação de recursos.
Título en inglés
Elastic video distribution network based on service virtualization.
Palabras clave en inglés
Computer network
Network virtualization
NFV
SDN
Video distribution
Resumen en inglés
Web-based services have shown rapid change of number of users and access, depending on the day, or the provision of content. Content distribution services, especially video distribution, are subject to these variations, increasing complexity in terms of management, operation and maintenance. Given this context, it is evident the great advantage of using systems that enable dynamic scaling capabilities to support service demands so variable. This work explores the NFV technology (Network Functions Virtualization) as a means to provide elasticity to the video distribution service, by using real-time resources monitoring techniques to obtain parameters to automatic provision new resources to meet the service dynamics. Furthermore, it proposes an algorithm for dynamic resource allocation and deallocation enabling the creation of a elastic distribution service. This algorithm uses a parameter to trigger the allocation of resources consumption rate, thus defining a sliding threshold.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.