• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2021.tde-01022022-091540
Documento
Autor
Nome completo
Andre Leme Fleury
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Echeveste, Marcia Elisa Soares
Piao, Roberta de Castro Souza
Santos, Aguinaldo dos
Spers, Renata Giovinazzo
Título em português
De zero a um: acelerando a inovação acadêmica.
Palavras-chave em português
Educação à distância
Inovação
Tecnologia da informação
Resumo em português
As abordagens ágeis, capazes de viabilizar a exploração rápida do contexto do problema que se pretende atacar, por equipes multidisciplinares, com foco no estabelecimento da empatia e na rápida experimentação de novas possibilidades ainda inexploradas, apresenta-se como abordagem mais apropriada para a criação e difusão de inovações com foco na resolução dos diferentes problemas complexo experimentados em contextos cada vez mais digitalmente conectados. Este texto de sistematização crítica apresenta os diferentes fundamentos relacionados com algumas das principais abordagens ágeis que se difundiram ao longo dos últimos 20 anos, incluindo Roadmapping, Design Thinking e Lean Startup, pesquisadas, praticadas, refletidas e reportadas em diferentes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas pelo autor ao longo da sua trajetória acadêmica. A conceituação e a prática das abordagens ágeis revolucionaram as abordagens tradicionais de desenvolvimento de produtos e de serviços e também o estabelecimento de novas organizações, podendo ser cada vez mais incorporadas, consolidadas e praticadas nas diferentes manifestações relacionadas com a Engenharia de Produção.
Título em inglês
From zero to one: accelerating academic innovation.
Palavras-chave em inglês
Design thinking
Distance learning
Innovation
Lean startup
Technology roadmapping
Resumo em inglês
Agile approaches enable fast exploration of the context of the problem that has to be tackled, by multidisciplinary teams, with focus on creating empathy and quickly experimenting with new and yet unexplored possibilities. These approaches are currently the most appropriate solutions for the creation and diffusion of innovations with focus on solving complex problems experienced in increasingly digitally connected contexts. This critical systematization text presents the different fundaments related with the main agile approaches that have diffused during the last 20 years, including Roadmapping, Design Thinking and Lean Startup, researched, practiced, reflected and reported in the different initiatives conducted by the author throughout his academic career. Conceptualization and practice of these approaches have revolutionized the traditional approaches of product development and organizational management and can be increasingly incorporated, consolidated and practiced in the different manifestations of the Production Engineering bodies of knowledge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AndreLemeFleuryLD.pdf (6.67 Mbytes)
Data de Publicação
2022-02-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.