• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2021.tde-01022022-091540
Document
Auteur
Nom complet
Andre Leme Fleury
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Jury
Plonski, Guilherme Ary (Président)
Echeveste, Marcia Elisa Soares
Piao, Roberta de Castro Souza
Santos, Aguinaldo dos
Spers, Renata Giovinazzo
Titre en portugais
De zero a um: acelerando a inovação acadêmica.
Mots-clés en portugais
Educação à distância
Inovação
Tecnologia da informação
Resumé en portugais
As abordagens ágeis, capazes de viabilizar a exploração rápida do contexto do problema que se pretende atacar, por equipes multidisciplinares, com foco no estabelecimento da empatia e na rápida experimentação de novas possibilidades ainda inexploradas, apresenta-se como abordagem mais apropriada para a criação e difusão de inovações com foco na resolução dos diferentes problemas complexo experimentados em contextos cada vez mais digitalmente conectados. Este texto de sistematização crítica apresenta os diferentes fundamentos relacionados com algumas das principais abordagens ágeis que se difundiram ao longo dos últimos 20 anos, incluindo Roadmapping, Design Thinking e Lean Startup, pesquisadas, praticadas, refletidas e reportadas em diferentes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas pelo autor ao longo da sua trajetória acadêmica. A conceituação e a prática das abordagens ágeis revolucionaram as abordagens tradicionais de desenvolvimento de produtos e de serviços e também o estabelecimento de novas organizações, podendo ser cada vez mais incorporadas, consolidadas e praticadas nas diferentes manifestações relacionadas com a Engenharia de Produção.
Titre en anglais
From zero to one: accelerating academic innovation.
Mots-clés en anglais
Design thinking
Distance learning
Innovation
Lean startup
Technology roadmapping
Resumé en anglais
Agile approaches enable fast exploration of the context of the problem that has to be tackled, by multidisciplinary teams, with focus on creating empathy and quickly experimenting with new and yet unexplored possibilities. These approaches are currently the most appropriate solutions for the creation and diffusion of innovations with focus on solving complex problems experienced in increasingly digitally connected contexts. This critical systematization text presents the different fundaments related with the main agile approaches that have diffused during the last 20 years, including Roadmapping, Design Thinking and Lean Startup, researched, practiced, reflected and reported in the different initiatives conducted by the author throughout his academic career. Conceptualization and practice of these approaches have revolutionized the traditional approaches of product development and organizational management and can be increasingly incorporated, consolidated and practiced in the different manifestations of the Production Engineering bodies of knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
AndreLemeFleuryLD.pdf (6.67 Mbytes)
Date de Publication
2022-02-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.