• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2021.tde-01022022-091540
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Leme Fleury
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Tribunal
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Echeveste, Marcia Elisa Soares
Piao, Roberta de Castro Souza
Santos, Aguinaldo dos
Spers, Renata Giovinazzo
Título en portugués
De zero a um: acelerando a inovação acadêmica.
Palabras clave en portugués
Educação à distância
Inovação
Tecnologia da informação
Resumen en portugués
As abordagens ágeis, capazes de viabilizar a exploração rápida do contexto do problema que se pretende atacar, por equipes multidisciplinares, com foco no estabelecimento da empatia e na rápida experimentação de novas possibilidades ainda inexploradas, apresenta-se como abordagem mais apropriada para a criação e difusão de inovações com foco na resolução dos diferentes problemas complexo experimentados em contextos cada vez mais digitalmente conectados. Este texto de sistematização crítica apresenta os diferentes fundamentos relacionados com algumas das principais abordagens ágeis que se difundiram ao longo dos últimos 20 anos, incluindo Roadmapping, Design Thinking e Lean Startup, pesquisadas, praticadas, refletidas e reportadas em diferentes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas pelo autor ao longo da sua trajetória acadêmica. A conceituação e a prática das abordagens ágeis revolucionaram as abordagens tradicionais de desenvolvimento de produtos e de serviços e também o estabelecimento de novas organizações, podendo ser cada vez mais incorporadas, consolidadas e praticadas nas diferentes manifestações relacionadas com a Engenharia de Produção.
Título en inglés
From zero to one: accelerating academic innovation.
Palabras clave en inglés
Design thinking
Distance learning
Innovation
Lean startup
Technology roadmapping
Resumen en inglés
Agile approaches enable fast exploration of the context of the problem that has to be tackled, by multidisciplinary teams, with focus on creating empathy and quickly experimenting with new and yet unexplored possibilities. These approaches are currently the most appropriate solutions for the creation and diffusion of innovations with focus on solving complex problems experienced in increasingly digitally connected contexts. This critical systematization text presents the different fundaments related with the main agile approaches that have diffused during the last 20 years, including Roadmapping, Design Thinking and Lean Startup, researched, practiced, reflected and reported in the different initiatives conducted by the author throughout his academic career. Conceptualization and practice of these approaches have revolutionized the traditional approaches of product development and organizational management and can be increasingly incorporated, consolidated and practiced in the different manifestations of the Production Engineering bodies of knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
AndreLemeFleuryLD.pdf (6.67 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-02-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.