Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-29032022-133945
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Moran Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Banca examinadora
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Braga, Maria Lucia Santaella
Parente, André de Souza
Ramos, Luiz Fernando
Título em português
Performance Audiovisual: uma poética entre meios
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
A tese parte de processos de criação de realizadores brasileiros
de Performance Audiovisual para cotejar a relação entre
cinema, vídeo, música e artes visuais dessa forma expressiva
intermídia que transita entre meios. A manipulação da imagem
e som ao vivo confere à imagem um estatuto que vai lhe
aproximar de composições sonoras. A performance se dá no
realizador, nas imagens e sons, relação esta que se constitui
em ato, de acordo com os dispositivos materiais utilizados,
tendo por aliados a possibilidade do aleatório.
A materialidade do meio e a duração impressa no processo de
manipulação em tempo real, ou programação ao vivo a partir
de diversas linguagens, aproximam imagem e som. A imagem
tende ao abstrato, a se transformar em composição visual a
partir de ícones que nada representam em tese, além de formas.
Segundo Charles S. Peirce, esses signos são qualidades.
A exploração de ruídos analógicos, eletrônicos e da malha de
linguagens de programação tornadas visíveis, a variação de
intensidades na manipulação das imagens, e dados sobre o
processo do realizador codificam tão vagas imagens, ainda
qualidades, mas com sugestão de sentidos. A experimentação
em performances audiovisuais tem se mostrado profícuo
campo de criação.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
The thesis starts from the creation processes of Brazilian directors
of Audiovisual Performance to discuss correspondence
relationships between cinema, video, music and visual arts in
this intermedia field, that exist between media. The live manipulation
of the image and sound gives the image another
statute, that will bring it closer to sound compositions. The
performance takes place in the director, in the images and
sounds, a relationship that is constituted in an act, according
to the material devices used, having allies the possibility of
the random.
The materiality of the medium and the duration printed in
the process of manipulation in real time or live programming
from different languages, brings together image and sound.
The image tends to the abstract, to transform itself into
visual composition based on icons, which in theory do not represent
anything, but shapes. According to Charles S. Peirce,
these signs are qualities.
The exploration of analog, electronic noise and the mesh of
programming languages made visible by the performer, the
variation in intensities in the manipulation of images, and
information on the director's process, encode such vague images.
They are still qualities, but with suggestion of meanings.
Experiments in audiovisual performances have proved to be a
fruitful field of creation.
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Data de Publicação
2022-03-29