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Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
10.11606/T.27.2016.tde-24062016-141728
Document
Auteur
Nom complet
Rosana de Lima Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Jury
Gomes, Mayra Rodrigues (Président)
Almeida, Rogério de
Borelli, Silvia Helena Simões
Ferreira, Ricardo Alexino
Gallo, Paulo Rogerio
Titre en portugais
Mídias e estigmas sociais: sutileza e grosseria da exclusão
Mots-clés en portugais
cinema
discurso
estigmas
jornalismo
mídias
narrativa
televisão
Resumé en portugais
O tema desta pesquisa articula dois campos aparentemente distantes: os discursos midiáticos, em seus vários recobrimentos (jornais impressos, telejornais, revistas, internet, vídeo, televisão, filmes ficcionais e documentários) e os estigmas sociais, em suas interfaces com a psicanálise, a antropologia, a sociologia, a filosofia, as ciências da linguagem, a comunicação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que tem como objeto de estudo um aspecto específico presente nas mídias: a tematização e figurativização dos estigmas sociais, especialmente enquanto lugares de reforço e/ou transposição. Entre seus objetivos, o trabalho pretende apresentar como se opera, nas mídias, a construção de estigmas sociais e suas configurações predominantes, a partir da análise das narrativas nelas engendradas. O mapeamento de produtos jornalísticos impressos (jornais e revistas) e produções audiovisuais (telejornais, filmes e documentários) foi objeto da pesquisa, desdobrando-se agora nos resultados apresentados. Entre as hipóteses, buscamos demonstrar que o estabelecimento das fronteiras entre fato e relato tem ocupado, há algum tempo, o campo de estudos das mídias em seus formatos verbais, visuais e audiovisuais. Na pesquisa, propomos pensar esta questão a partir de um deslocamento: buscar, nas práticas midiáticas, as fronteiras entre o que chamamos de "referencialidade" e aquilo que, por outro lado, coloca-se como "ficcionalidade" no interior desses discursos, contribuindo para a reflexão sobre a cultura contemporânea. Em torno dessa questão, três outras se colocam: a crescente presença de narrativas de caráter realista nas mídias, manifestada especialmente pela estética construída em torno dos chamados novos realismos, ficcionalizando seus relatos; as transformações nas políticas da representação e nos regimes de visibilidade a eles associados, especialmente em relação a sujeitos não hegemônicos; e a urgência em se estabelecer, frente a esses desafios, uma perspectiva crítica nas análises dos discursos midiáticos.
Titre en anglais
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Mots-clés en anglais
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Resumé en anglais
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livre_docencia.pdf (2.26 Mbytes)
Date de Publication
2016-06-24
 
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