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Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2020.tde-10032020-143539
Documento
Autor
Nombre completo
Mateus Cecilio Gerolamo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2019
Tribunal
Proenca, Sergio Persival Baroncini (Presidente)
Alves Filho, Alceu Gomes
Escrivao Filho, Edmundo
Franca, Ana Cristina Limongi
Oliveira, Otávio José de
Título en portugués
Gestão da mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança: proposta de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas
Palabras clave en portugués
Gestão da mudança. Comportamento organizacional. Liderança. Framework teórico. Gestão de operações. Engenharia de produção.
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo apresentar a proposição de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas em Gestão da Mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança no contexto da Engenharia de Produção. Apresenta uma revisão bibliográfica nos seguintes tópicos: orientação estratégica (intenção da mudança), cultura organizacional (viabilizador da mudança), liderança (que impulsiona a mudança) e o alinhamento entre essas dimensões. Propõe também uma análise integrada desses temas, que resulta em um framework teórico, baseado no Competing Values Framework. Os principais resultados permitem relacionar temas da Engenharia de Produção - gestão da qualidade, manufatura enxuta, gestão de projetos - com temas de Gestão da Mudança, como cultura organizacional e liderança. As pesquisas desenvolvidas indicam a importância do alinhamento dos perfis de cultura e de estilos de liderança com as práticas de Gestão de Operações, para a obtenção de melhores níveis de desempenho organizacional. Iniciativas de ensino e de extensão também puderam ser desdobradas em função das pesquisas desenvolvidas. A conclusão do trabalho destaca a sua contribuição para com avanços teóricos, pesquisa, ensino, extensão e formação de pessoas em Gestão da Mudança. A principal contribuição desta tese refere-se à sua proposta de integração de conceitos de diferentes áreas com a Gestão da Mudança, permitindo a identificação e o delineamento de oportunidades de pesquisas futuras, de novas iniciativas de extensão e de reformulação de currículos de ensino de graduação e pós-graduação.
Título en inglés
Change management from the perspective of organizational behavior and leadership: proposal of a theoretical framework and evaluation of academic initiatives
Palabras clave en inglés
Change management. Organizational behavior. Leadership. Theoretical framework. Operations management. Industrial engineering
Resumen en inglés
This work presents the proposal of a theoretical framework, as well as the evaluation of academic initiatives in Change Management from the perspective of organizational behavior and leadership in the context of Industrial Engineering. It includes a literature review on the following subjects: strategic positioning (change intent), organizational culture (change enabler), leadership (change driver), and alignment among those dimensions. It also proposes an integrated analysis of these topics, resulting in a theoretical framework based on the Competing Values Framework. The main results detail areas of Industrial Engineering such as Quality Management, Lean Manufacturing, Project Management with Organizational Change theories like Culture and Leadership. The findings also highlight the importance of aligning cultural profiles and leadership styles with operations management practices in order to obtain better organizational performance levels. Teaching and outreach initiatives were deployed based on research projects. The conclusion shows the contribution of this work to theoretical advances, research, teaching, outreach activities and development of people on Change Management capabilities. Therefore, the main contribution lies in the integration of different and critical change management dimensions, allowing the identification and design of future research opportunities, more outreach initiatives and curricular change in undergraduate and graduate engineering courses.
 
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Fecha de Publicación
2020-03-11
 
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