• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-20072022-100807
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Mariz Goncalves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Tribunal
Rolnik, Raquel (Presidente)
Celani, Maria Gabriela Caffarena
Martins, Maria Lucia Refinetti Rodrigues
Mendonça, Eneida Maria Souza
Ribeiro, Ana Rita Sa Carneiro
Título en portugués
Rua, o lugar da vida pública: conceitos, especificidades e desafios
Palabras clave en portugués
Espaços livres públicos
Políticas públicas
Projeto de espaços livres
Ruas
Sistema de espaços livres
Resumen en portugués
Este trabalho reivindica o protagonismo das ruas nos Sistemas de Espaços Livres urbanos. As ruas são a própria essência das cidades, os espaços que melhor revelam o grau de desenvolvimento, a história, as conquistas e os problemas das sociedades que nelas habitam. Mesmo sendo espaços tão fundamentais, no século XX, tomadas pelos automóveis, passaram a ser mal compreendidas, transformadas em estradas e mera questão de engenharia de tráfego. Ruas são espaços de permanência, mobilidade, passagem e acesso. Caminhos habitados que exigem pactos negociados diariamente entre os grupos que as utilizam. Não são espaços para o exercício livre da forma ou desejos do arquiteto, nem espaços de fácil delimitação física ou funcional. Daí, muitos arquitetos e urbanistas buscarem sonhar cidades sem ruas. A introdução apresenta as questões e o rumo do trabalho. O segundo capítulo descreve a base conceitual do trabalho e suas principais referências: Bourdieu, Morin, Sennett, Arendt e Berman. Reitera que o Sistema de Espaços Livres associados ao sistema viário é o principal sistema de espaços livres urbanos. Expõe as relações desses espaços com a complexa construção dialética do cotidiano, da vida pública, dos habitus dos vários grupos da sociedade, e busca estabelecer a relação entre a vida pública, o trabalho e o habitus que moldam e são condicionados pelos espaços das ruas. O terceiro capítulo define o que é rua, delimitando o objeto do trabalho. Em percurso temporal, o quarto capítulo conta algumas características e especificidades das ruas ao longo da história das cidades e sociedades e expõe a persistência de características e mazelas para que as transformações, dinâmicas e intervenções nas ruas ganhem perspectiva no tempo. Descreve, ainda, alguns aspectos dos usos e características das ruas nas cidades da Antiguidade, da Idade Média e da Era Moderna até os dias atuais. As dificuldades específicas das ruas das cidades brasileiras - a partir do caso do Rio de Janeiro - estão expostas no capítulo 5, que também mostra aspectos das ruas da sociedade violenta e desigual da capital do Império e da Primeira República. O capítulo 6 aponta que São Paulo, como a maior e mais bem estruturada metrópole brasileira, é o lugar que melhor permite reconhecer as experiências, eventos e transformações que confirmam a retomada das ruas como questão central para o urbanismo contemporâneo. Identifica fatos, processos e políticas públicas recentes que retomam a qualidade das ruas como fundamento do urbanismo. O capítulo 7 expõe aspectos específicos dos projetos e políticas para as ruas e apresenta o Quadro Teórico que contribui para a compreensão de como as diversas questões e condicionantes devem ser estruturadas e articuladas na análise de ruas.
Título en inglés
Street, the place of public life: concepts, specificities, and challenges
Palabras clave en inglés
Open spaces project
Open spaces system
Public open spaces
Public policies
Streets
Resumen en inglés
This thesis highlights the leading role of streets in the urban system of open-air spaces. Streets are the very essence of cities, they are the spaces that best reveal the degree of development, history, achievements and problems of the urban society. Despite being such a fundamental space, in the twentieth century it has been taken over by cars. Misunderstood, it became a mere matter of traffic engineering. Streets are spaces of permanence and mobility, of passage and access, inhabited paths that require daily negotiation by all groups that use them. They are not spaces for the free exercise of the architect's ideas or wishes, nor spaces of easy physical or functional delimitation, which is why so many architects and planners sought to dream cities without streets. The introduction presents the questions and the course of this work. The second chapter describes the thesis' conceptual framework and it's main sour¬ces: Bourdieu, Morin, Sennett, Arendt and Berman. It reiterates that the open-air spaces associated with the streets system are the main kind of space of the urban system of open-air spaces. It exposes their relationship with the dialectical construc¬tion of the daily life, the public life and the habitus of the various layers of society. Finally, it seeks to establish the relationship between public life and the habitus that shape and are shaped by the spaces of the streets. The third chapter defines what a street is, thus delineating the object of this thesis. In the fourth chapter, some of the characteristics and specificities of streets throughout history are discussed through a timeline of cities and societies. The persistence of certain problems are exposed, so that transformations, dynamics and street interventions are understood under the perspective of time. Streets, their uses and characteristics in the cities of antiquity, the Middle Ages and the modern era to the present day are taken into account. Chapter 5 shows the challenges faced by streets of Brazilian cities with Rio de Janeiro as a case study, involving aspects of the violent and unequal society in the former capital of the Brazilian Empire and the First Republic of Brazil. The sixth chapter examines the streets of São Paulo. As the largest and best structu¬red Brazilian metropolis, São Paulo is a place of experiences, events and transfor¬mations that confirm the resumption of streets as a central issue for contemporary urbanism. It identifies recent facts, processes and public policies that reclaim the quality of streets as the foundation of urbanism. Finally, chapter 7 sets out specific aspects of street projects and policies. It presents the theoretical framework that contributes to the understanding of how the various issues and conditions should be structured and articulated when analyzing streets.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.