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Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-18062021-123526
Documento
Autor
Nombre completo
Kavita Miadaira Hamza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Tribunal
Veloso, Andres Rodriguez (Presidente)
Alfinito, Solange
Casotti, Leticia Moreira
Comini, Graziella Maria
Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
 
Título en portugués
Inovação responsável em marketing: uma perspectiva co-evolutiva em múltiplas configurações
Palabras clave en portugués
Capacidades organizacionais
Inovação responsável
Sustentabilidade
Transformação responsável
Resumen en portugués
Este estudo investiga como as empresas gerenciam a transformação de suas capacidades atuais para realizar inovações responsáveis, face às crescentes preocupações e expectativas de suas responsabilidades como atores pró-sociais. Embora a literatura existente forneça uma compreensão de como as organizações respondem à mudança tecnológica, a orientação empírica e compreensão teórica são mais limitadas no que concerne às inovações responsáveis. Por meio de uma análise de múltiplos casos com quatro grandes empresas de bens de consumo, foi proposta uma estrutura de inovação responsável que se baseia em vários níveis: heurística (cognição), rotinas, capacidades organizacionais, e estratégias, visando a mitigação de problemas sociais. A análise dos dados sugere que a inovação responsável de uma organização é um processo dinâmico no qual as empresas trabalham em diferentes configurações, de forma co-evolutiva, que foram denominadas de aprendizagem, equilíbrio, incorporação e transformação. Cada uma delas possui características distintas, além de mecanismos específicos que são fundamentais para que as empresas possam desenvolver as inovações responsáveis. O presente estudo avança o conhecimento sobre capacidades organizacionais, inovações responsáveis e sustentabilidade, ao propor um framework de múltiplas configurações, em direção à transformação responsável.
 
Título en inglés
Responsible innovation in marketing: a coevolutionary perspective in multiple configurations
Palabras clave en inglés
Capabilities
Responsible innovation
Responsible transformation
Sustainability
Resumen en inglés
This study investigates how companies manage the transformation of their current capabilities to carry out responsible innovations, given the growing concerns and expectations of their responsibilities as pro-social actors. Although the existing literature provides an understanding of how organizations respond to technological change, empirical guidance and theoretical understanding are more limited with respect to responsible innovations. Through an analysis of multiple cases with four large consumer good companies, a structure of responsible innovation was proposed that is based on several levels: heuristics (cognition), routines, organizational capabilities, and strategies, aiming at the mitigation of social problems. The data analysis suggests that the responsible innovation of an organization is a dynamic process in which companies work in different configurations, in a co-evolutionary way, which were called learning, balance, incorporation and transformation. Each of them has distinct characteristics, in addition to specific mechanisms that are essential for companies to develop responsible innovations. The present study advances the knowledge about organizational capacities, responsible innovations and sustainability, by proposing a framework of multiple configurations, towards responsible transformation.
 
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Fecha de Publicación
2021-08-05
 
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