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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2003.tde-16112023-115944
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Limongi Franca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Banca examinadora
Albuquerque, Lindolfo Galvao de (Presidente)
Abbad, Gardênia da Silva
Kruglianskas, Isak
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Tonelli, Maria Jose
Título em português
Interfaces da qualidade de vida no trabalho na administração de empresas: fatores críticos da gestão empresarial para uma nova competência
Palavras-chave em português
Fatores críticos de QVT
Gestão empresarial
Qualidade de vida no trabalho
Resumo em português
Esta tese é um ensaio de Modelagem Conceituai, baseada nas Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no contexto da administração de empresas. As idéias aqui apresentadas foram construídas a partir de uma combinação do método qualitativo, utilizando-se a análise documental, e de estudo quantitativo exploratório, por meio de pesquisa de campo com administradores, alunos e professores da área de administração. A proposta conceituai é formada pelo desdobramento das tendências e escolas de pensamento referentes às questões de Qualidade de Vida no Trabalho, agrupadas em camadas conceituais denominadas Biológicas, Psicológicas, Sociais e Organizacionais(BPSO). Foram identificados seis fatores críticos: Conceito de QVT, Produtividade, Legitimidade, Perfil do Administrador, Práticas e Valores nas Empresas e a emergência de uma Nova Competência de Gestão para a Qualidade de Vida no Trabalho Os dados da análise documental referem-se a uma das linhas de pesquisa do Programa de Gestão de Pessoas (Progep), do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo que apresenta informações sobre cursos, eventos nacionais e internacionais, orientações para graduação e pós-graduação e reuniões mensais abertas à comunidade. Tais eventos congregam uma rede de especialistas, pesquisadores e alunos ligados à discussão científica sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. As informações do estudo quantitativo exploratório, obtidas a partir de variáveis identificadas nos eventos citados, mostraram a existência de forte aceitação dos conceitos, práticas e valores de QVT, mas os modelos gerenciais voltados para a qualidade de vida não estão devidamente difundidos. Não foi constatada diferença de percepção entre mulheres e homens, apesar de pesquisas anteriores terem apresentado maior número de mulheres envolvidas com QVT. Ocorreu certa diferenciação de percepção quanto ao significado de QVT, especialmente entre o grupo de executivos e o grupo de professores e alunos, o que demonstra ser a exposição à informação sobre QVT diferenciadora nesses grupos. Foram encontrados, através de análise de conglomerados, três grupos representativos: os incondicionais, os conciliadores e os refratários. Essas são caracterizações de parâmetros iniciais para a discussão das diferenciações de grau sobre as percepções dos entrevistados. As conclusões desta pesquisa demonstram o espaço real de uma Nova Competência na administração de empresas e estão baseadas nos fatores críticos estudados, com base na visão da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho. Essa Nova Competência está sendo modelada pelas demandas da sociedade moderna— tecnológica, globalizada e com crescente consciência quanto aos desafios de produtividade competitiva e legitimidade social, fatores críticos para as ações de bem estar, dentro e fora do trabalho. Esta é a Nova Competência: a Gestão Avançada da Qualidade de Vida no Trabalho (G-QVT), sustentada por redes de comunicação e novas práticas e valores da cultura organizacional.
Título em inglês
Interfaces of quality of work life in business administration: critical factors of business management for a new competence
Palavras-chave em inglês
Business management
Critical QVT factors
Quality of life at work
Resumo em inglês
This thesis is an essay of conceptual modeling based on the interfaces of the management of quality of life at work in the context of the business administration. The ideas here presented are the product of a combination of qualitative and quantitative methods. The first is based on the documentary analysis and the second is an exploratory field survey derived from students, professors and professionals of business administration. The conceptual proposal is forged by the analysis oftendencies and schools ofthought related to the problem of quality of life. These dimensions are grouped into conceptual leveis named BiologicaL, Social, Psychological and Organizational (BPSO). There has been elected six criticaL fàctors o Quality ofLife at Work: Conception, Productivity, Legitimacy, Administrator Profile, Practices and Values(at the Enterprise), and the emergence of a New Competence in the fíeld of Management of Quality ofLife at Work. The data of the documentary analysis are related to a research developed in the Program of People Management (PROGEP) at the Department of Business Administration of the Faculty of Economics, Business Administration and Accountability ofthe University of São Paulo. Within the wide range ofactivities and events considered, there are courses, national and intemationals seminars, advertising of graduate and undergraduate students and monthly meetings open to the community. These events put together a network ofspecialized professionals, researchers and students interested in the scientific discussion ofManagement of Quality of Life at Work. The information gathered from the exploratory quantitative survey, obtained from variables identifíed in the events cited above, show that there is a strong acceptance of values and practices of quality oflife, but the management models dedicated to it are not enough difíused. There is no different perception from male and female populations in the sample, although females were seen by other surveys as being majority in this professional fíeld. There is a degree of differentiation ofperception about the meaning ofQuality ofLife at Work between executives and professors and students. Information is a key question perceived in different degrees of importance. It was found that, through cluster analysis, three representative groups: unconditional, conciliatory and refractory. In fàct, these are mere representations ofdifferent degrees ofagreements with the Quality ofLife at Work. All groups have a great consideration by the theme, but different perceptions depending on the variables considered. The conclusions of this research, based on the criticai factors studied, demonstrate the existence of a real space for a New Competence in the business administration, through the perspective of the Management of Quality of Life at Work. This new competence is being shaped by the social demands of the modem, technological and global society and its increasing consciousness of the defy represented by productivity and the social legitimacy, criticaifactors of life quality, inside or outside of the work place. This New Competence — The Advanced Management of Quality ofLife at Work - is sustained through information networks and new practices and values of organizational culture.
 
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Data de Publicação
2023-12-08
 
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