Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-14052024-094133
Documento
Autor
Nome completo
Maria Sylvia Macchione Saes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Banca examinadora
Martins, Eliseu (Presidente)
Becker, João Luiz
Bethlem, Agrícola de Souza
Mariotto, Fabio Luiz
Zaccarelli, Sergio Baptista
Título em português
Estratégias de diferenciação e apropriação da quase-renda na agricultura: a produção de pequena escala
Palavras-chave em português
Cafeicultura
Economia institucional
Estratégia organizacional
Política agrícola
Renda agrícola
Resumo em português
A questão que norteia esse trabalho é se existem estratégias factíveis e sustentáveis que
possibilitem reverter a queda da renda agrícola dos produtores de pequena escala. Para
respondê-la, a primeira parte desta tese aborda a literatura que discute como os empresários
escolhem estratégias que criam e capturam valor, com o objetivo de apresentar um modelo de
análise de diferenciação no segmento rural. São abordadas quatro diferentes linhas teóricas, a
saber: (a) Análise de Posicionamento Estratégico (APE), que defende que as firmas obtêm
vantagens competitivas sustentáveis (VCSs) ao criar barreiras à entrada (economias de escala,
escopo e diferenciação) contra concorrentes efetivos e potenciais nos mercados consumidores;
(b) Visão Baseada em Recursos (VBR), que argumenta que as empresas adquirem e mantêm
VCSs, ao identificar, desenvolver e enfatizar seus recursos internos, de forma que seus
competidores não possam imitá-las; (c) Economia dos Custos de Transação (ECT), que atribui a
criação de valor à redução de custos de transação por meio de estruturas de governança que
permitam melhor coordenação entre os agentes, ou que possibilitem explorar, mediante a
redefinição de direitos de propriedade, atributos antes inexplorados dos bens; e (d) Teoria dos
Lucros de Knight (TLK), que explica o surgimento de rendas a partir da capacidade subjetiva de
julgamento do empreendedor em um mundo de incerteza e desequilíbrio. Observa-se que todas
as quatro teorias apresentadas assumem uma visão parcial de como as firmas podem criar e
capturar valor e defende-se a integração dessas abordagens como forma de prover um
instrumental teórico que permita um melhor entendimento das VCSs. A partir do modelo proposto
são examinadas quatro experiências estratégicas adotadas no sistema agroindustrial de café,
divididas três categorias: (a) Interdependência conjunta, que apresenta o foco estratégico de
criação de valor em exportação direta de café de boa qualidade da Cooperativa Regional de
Cafeicultores Guaxupé (Cooxupé); (b) Interdependência sequencial, que examina a estratégia de
marca de café de qualidade da torrefadora illycaffè. (c) Interdependência recíproca, em que são
analisados dois casos: a experiência dos produtores de Baturité e a dos de Poço Fundo, ambas
com ações de produtores com vistas a agregar valor ao café a partir do mercado de cafés
sustentáveis. Como resultado, observa-se que a estratégia que obteve maior resultado em termos
de representatividade (número de produtores) é a com foco em escala e escopo na
comercialização de cafés diferenciados. Outro achado interessante é que a relação entre o
segmento rural e o setor à jusante está ocorrendo sob novos parâmetros, tanto no que diz respeito
à qualidade da bebida como a questões de sustentabilidade. Tais parâmetros têm refletido em
ganhos em termos de renda para o produtor. O mercado de cafés certificados como sustentáveis
no mercado internacional produz o resultado de cartel, com incremento dos preços para os
produtores. Por fim, a estratégia de criação de marca no segmento rural que apresenta maior
possibilidade de apropriação de valor é também a de maior complexidade e os seus resultados
ainda não estão consolidados no caso apresentado.
Título em inglês
Differentiation strategies and appropriation of quasi-income in agriculture: small-scale production
Palavras-chave em inglês
Agricultural income
Agricultural policy
Coffee farming
Institutional economics
Organizational strategy
Resumo em inglês
The purpose of this research is to answer the question of whether there are sustainable,
economically feasible strategies that can offset the decline in the agricultural income of small
scale growers. To the end, Part 1 reviews the body of work on why entrepreneurs choose value-capturing
and value-adding strategies and then builds a model to analyze differentiation in the
rural sphere. Four theoretical perspectives are presented: (a) Strategic Positioning Analysis
(SPA), which argues that firms gain sustainable competitive advantages (SCA) by creating access
barriers to effective and potential rivais in the consuming markets in the form of economies of
scale and scope and differential advantages; (b) Resource-Based View (RB V), -which says that
firms gain and sustain SCAs by identifying, developing and enhancing their internai resources so
that their competitors cannot imitate their SCAs; (c) Transaction Cost Economies (TCE), -which
sees value creation as an outcome of the process of reducing transaction costs through
governance structures that allow improving coordination among agents or that allows creating or
discovering new asset attributes by redefining property rights; and (d) Knight's Theory of the
Profit (KTF), according to which rents are earned through the entrepreneur s subjective ability to
judge in a world of uncertainties and disequilibrium. The four theories presented were observed
to be partial views of how firms can capture value. Thus this work proposes an integrative
approach so as to provide the theoretical tool that allows better understanding SCAs. Drawing on
this model, four strategic experiences from the Brazilian coffee agro industrial system are
examined, divided into three categories: (a) Pooling interdependence, which presents the
strategic focus of value creation through direct exports of good quality coffee taken by the
Guaxupé Regional Cooperative of Coffee Producers (Cooxupé), the largest coffee cooperative in
the world; (b) Sequential interdependence, which examines the quality coffee brand strategy of
the roasting company illycaffe. (c) Reciprocal interdependence, in which two cases are analyzed:
the experiences of Baturité and Poço Fundo producers, both encompassing growers actions
aimed at adding value to coffee based on the sustainable coffee market. As a result, is observed
that the most successful strategy in terms of representation (number of producers) is the one
focused on scale and scope in the marketing of differentiated coffees. Another interesting finding
regards the new paradigm in the relation between/ the downstream rural sector and the upstream
segment, both regarding beverage quality and sustainability issues. A new set of parameters has
been yielding gains in terms of rents for producers. The market of coffees certified as sustainable
in the international market works as a cartel, with price increases for producers. Finally, the
brand strategy in the rural segment that presents a greater possibility of value appropriation is
also the most complex, and its results have not yet been consolidated in the case presented.
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Data de Publicação
2024-05-22