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Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2004.tde-14052024-085926
Documento
Autor
Nombre completo
Joel Souza Dutra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Tribunal
Fleury, Maria Tereza Leme (Presidente)
Abbad, Gardênia da Silva
Albuquerque, Lindolfo Galvao de
Mariotto, Fabio Luiz
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Título en portugués
A gestão de pessoas na empresa moderna: abordagem conceitual e instrumental à luz dos conceitos de competência, complexidade e espaço ocupacional
Palabras clave en portugués
Administração de recursos humanos
Resumen en portugués
A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo o mundo. Essas transformações vem sendo motivadas pela inadequação dos modelos tradicionais de gestão de pessoas no atendimento as necessidades e as expectativas das empresas e das pessoas. Desde os anos 80, fala-se da necessidade de rever a forma de gestão de pessoas e de repensar conceitos e ferramentas de gestão. Apesar disso, somente a partir dos anos 90 e que surgem propostas mais concretas de mudança e se observam resultados positivos em novas formas de gerir pessoas. Essas experiências positivas permitem observar a existência de um novo conjunto de premissas e conceitos que explicam melhor a relação entre organização e pessoas, chamado de gestão de pessoas articulada por competências (Fischer, 1998). Para muitos, a gestão de pessoas por competência e um modismo e já deu provas de inadequação para trabalhar as necessidades das organizações e das pessoas. Pessoalmente, creio que o conceito de competência, quando compreendido em toda a sua extensão e utilizado em conjunto com outros conceitos, permite um grande avanço na compreensão da gestão de pessoas na empresa moderna. O presente momento não só permite, mas exige a sistematização das reflexões conceituais efetuadas e o alinhamento das experiências de empresas brasileiras com essas reflexões. Nesse contexto se insere o presente trabalho. Seu objetivo e traduzir as experiências vivenciadas nesses vinte anos em: • Conceitos que expliquem a realidade das empresas e sinalizem o futuro da gestão de pessoas; • Ferramentas que nos permitam agir com maior precisão no gerenciamento de pessoas. Nossa experiência - concretizada na intervenção em várias empresas nacionais e multinacionais tanto na concepção e implementação de sistemas de gestão de pessoas, quanto na adaptação de estruturas globais de gestão de pessoas para a realidade brasileira, permite confirmar a adequação dos conceitos aqui tratados e sua transformação em instrumentos de gestão. Este trabalho não pretende ser um marco nem esgotar o tema. Ao contrário, é uma tentativa de sistematizar um conjunto de experiências, pesquisas e contribuições desenvolvidas ao longo dos últimos vinte anos na busca de um modelo de gestão de pessoas que atenda às necessidades da empresa moderna.
Título en inglés
People management in the modern company: conceptual and instrumental approach in light of the concepts of competence, complexity and occupational space
Palabras clave en inglés
Human resource Management
Resumen en inglés
The human resources management practiced in modern organizations is changing all over the world. This change has been motivated by the inadequacy of people management traditional forms of facing the needs and expectations of organizations and individuals. Since the 80’s we have been pressed to rethink human resources management concepts and tools. However, it has been only from the 90’s that a few concrete alternatives to traditional forms were introduced with good results for organizations and individuals. These positive experiences have presented a new set of concepts and assumptions that explain well the relationship between people and organization, named human resources management by competence. For many people this people management by competence is a fashion in human resources management. I believe that the concept of competency, thoroughly understood and applied together with other concepts, allows a considerable development in the comprehension of human resources management in modem organizations. At the present moment we are not only allowed, but also required to structure all conceptual reflections and relevant practical experiences of Brazilian companies to develop a human resources management model. Within this context, this work aims at translating our experiences during the last twenty years in: • Concepts that explain the organizational reality and show us the future in human resources management; • Tools that allow more correctness in the management of relationship between people and organizations. Our practical experience has been built inside national and multinational organizations, developing and implementing human resources management systems or adapting international models for Brazilian reality. Based on these experiences and 20 years of researches, we can confirm the adequacy of the concepts introduced herein and their effectiveness in the building of tools for human resource management.
 
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LdJoelSouzaDutra.pdf (11.45 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-05-22
 
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