• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-10072023-183301
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Kazuo Kayo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Tribunal
Securato, Jose Roberto (Presidente)
Duarte Junior, Antonio Marcos
Oliveira, Edson Ferreira de
Saito, Richard
Sousa, Almir Ferreira de
Título en portugués
Intangibilidade e criação de valor: três estudos sobre as conexões entre finanças e estratégia
Palabras clave en portugués
Administração estratégica
Administração financeira
Ativos intangíveis
Valor (Administração)
Resumen en portugués
Esta tese se fundamenta em diferentes perspectivas teóricas das áreas de finanças e estratégia para procurar responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relação entre intangibilidade e criação de valor nos processos de construção de capacidades e aquisição recursos? Duas importantes estratégias estão embutidas nessa pergunta: a aquisição de recursos (resource-picking) e a construção de capacidades (capability-building). Para responder a essa questão, esta tese apresenta três estudos realizados individualmente, mas que apresentam a mesma característica, a inter-disciplinaridade. Duas áreas do conhecimento em administração (finanças e estratégia) são colocadas juntas para fundamentar os três estudos. O primeiro estudo é empírico e analisa a relação entre a construção de capacidades (especificamente a Capacidade de Inovação e a Capacidade de Construção de Marca) e a criação de valor em diferentes fases do ciclo de vida das firmas. Os resultados mostram que, para as empresas em fase de crescimento, as duas capacidades são significantes. Porém, para as empresas em fase de maturidade, apenas a Capacidade de Inovação é significante. O segundo estudo também é empírico e analisa a influência das aquisições sobre a criação de valor das firmas adquirentes. Os resultados da pesquisa mostram que quanto maior a intangibilidade das firmas adquirentes, maior é a criação de valor com as aquisições. Por fim, o terceiro estudo é um ensaio teórico que formula proposições acerca do papel dos diferentes tipos de recurso sobre a formação do fluxo de caixa livre e, consequentemente, sobre o valor das firmas envolvidas em um processo de aquisição. O ensaio teórico termina com a apresentação de dois novos conceitos de estratégia em fusões & aquisições: a estratégia ativa, por meio da qual as firmas buscam constantemente oportunidades de aquisição de recursos complementares, e a estratégia passiva, por meio da qual as firmas ) são impelidas a promover aquisições para aproveitar o momento do mercado
Título en inglés
Intangibility and value creation: three studies on the connections between finance and strategy
Palabras clave en inglés
Financial management
Intangible assets
Strategic management
Value (Management)
Resumen en inglés
Budding on different theoreticalperspectives of'finance and strategy, this thesis addresses lhe following research problem: whaí is lhe relationship between intangibility and value creation throughout the processes of budding capabilities and acquiring resources? Two important strategies are embedded in this question: the resource-picking and the capability-building. In order to answer the research problem, this thesis is comprised of three sludies with the same main characterisíic, the interdisciplinarity. Two ftelds of knowtedge in business administration, finance and strategy, are put together in order to build the theoretical framework of these three studies. The first study is an empirical research that analyzes the relationship between capability-building (paríicularly lhe Innovation Capability and the Branding Capability) and value creation over the length of the firm 's life cycle. Results show that both capabilities are significant when the firms are in the growth phase. However, when firms are in the maturity phase, only Branding Capability is significant. The second síudy is also empirical and analyzes the influence ofacquisitions on acquirer’s value creation. Results show that the bigger the intangibility ofacquirerfirms, the bigger is the value creationfrom acquisitions. At last, the third sludy is a theoretical essay which builds some propositions regarding the role ofdifferent sorts ofresources onfree cashflow and, as a consequence, on value creation in the event of an acquisition. This essay also introduces two new concepts of mergers and acquisitions strategies: the active strategy and the passive strategy. Through the active strategy, firms are pulled to seek resource complementarities through acquisitions. Through the passive strategy, firms are pushed to promote acquisitions because of market timing
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.