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Habilitation Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-10072023-183301
Document
Author
Full name
Eduardo Kazuo Kayo
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2008
Committee
Securato, Jose Roberto (President)
Duarte Junior, Antonio Marcos
Oliveira, Edson Ferreira de
Saito, Richard
Sousa, Almir Ferreira de
Title in Portuguese
Intangibilidade e criação de valor: três estudos sobre as conexões entre finanças e estratégia
Keywords in Portuguese
Administração estratégica
Administração financeira
Ativos intangíveis
Valor (Administração)
Abstract in Portuguese
Esta tese se fundamenta em diferentes perspectivas teóricas das áreas de finanças e estratégia para procurar responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relação entre intangibilidade e criação de valor nos processos de construção de capacidades e aquisição recursos? Duas importantes estratégias estão embutidas nessa pergunta: a aquisição de recursos (resource-picking) e a construção de capacidades (capability-building). Para responder a essa questão, esta tese apresenta três estudos realizados individualmente, mas que apresentam a mesma característica, a inter-disciplinaridade. Duas áreas do conhecimento em administração (finanças e estratégia) são colocadas juntas para fundamentar os três estudos. O primeiro estudo é empírico e analisa a relação entre a construção de capacidades (especificamente a Capacidade de Inovação e a Capacidade de Construção de Marca) e a criação de valor em diferentes fases do ciclo de vida das firmas. Os resultados mostram que, para as empresas em fase de crescimento, as duas capacidades são significantes. Porém, para as empresas em fase de maturidade, apenas a Capacidade de Inovação é significante. O segundo estudo também é empírico e analisa a influência das aquisições sobre a criação de valor das firmas adquirentes. Os resultados da pesquisa mostram que quanto maior a intangibilidade das firmas adquirentes, maior é a criação de valor com as aquisições. Por fim, o terceiro estudo é um ensaio teórico que formula proposições acerca do papel dos diferentes tipos de recurso sobre a formação do fluxo de caixa livre e, consequentemente, sobre o valor das firmas envolvidas em um processo de aquisição. O ensaio teórico termina com a apresentação de dois novos conceitos de estratégia em fusões & aquisições: a estratégia ativa, por meio da qual as firmas buscam constantemente oportunidades de aquisição de recursos complementares, e a estratégia passiva, por meio da qual as firmas ) são impelidas a promover aquisições para aproveitar o momento do mercado
Title in English
Intangibility and value creation: three studies on the connections between finance and strategy
Keywords in English
Financial management
Intangible assets
Strategic management
Value (Management)
Abstract in English
Budding on different theoreticalperspectives of'finance and strategy, this thesis addresses lhe following research problem: whaí is lhe relationship between intangibility and value creation throughout the processes of budding capabilities and acquiring resources? Two important strategies are embedded in this question: the resource-picking and the capability-building. In order to answer the research problem, this thesis is comprised of three sludies with the same main characterisíic, the interdisciplinarity. Two ftelds of knowtedge in business administration, finance and strategy, are put together in order to build the theoretical framework of these three studies. The first study is an empirical research that analyzes the relationship between capability-building (paríicularly lhe Innovation Capability and the Branding Capability) and value creation over the length of the firm 's life cycle. Results show that both capabilities are significant when the firms are in the growth phase. However, when firms are in the maturity phase, only Branding Capability is significant. The second síudy is also empirical and analyzes the influence ofacquisitions on acquirer’s value creation. Results show that the bigger the intangibility ofacquirerfirms, the bigger is the value creationfrom acquisitions. At last, the third sludy is a theoretical essay which builds some propositions regarding the role ofdifferent sorts ofresources onfree cashflow and, as a consequence, on value creation in the event of an acquisition. This essay also introduces two new concepts of mergers and acquisitions strategies: the active strategy and the passive strategy. Through the active strategy, firms are pulled to seek resource complementarities through acquisitions. Through the passive strategy, firms are pushed to promote acquisitions because of market timing
 
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Publishing Date
2023-07-10
 
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