• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1991.tde-02122021-113206
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Felisoni de Angelo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1991
Banca examinadora
Leme, Ruy Aguiar da Silva (Presidente)
Delazaro, Walter
Pagnani, Eolo Marques
Pereira, Laércio Barbosa
Sanvicente, Antonio Zoratto
Título em português
A estrutura do mercado de transportes, a conduta e o desempenho das empresas ferroviárias brasileiras
Palavras-chave em português
Ferrovias- aspectos econômicos
Tráfego ferroviário
Resumo em português
O objetivo desta tese foi estudar o sistema ferroviário de carga, enfocando os problemas enfrentados pela Rede Ferroviária Federal-RFFSA e Ferrovia Paulista S.A-FEPASA, as duas principais empresas do sistema ferroviário brasileiro. Primeiro, analisamos o desempenho dessas empresas. Seu desempenho é medido em termos de participação de mercado e produtividade dos fatores. Após estudar a evolução dessas variáveis ​​ao longo do tempo, são feitas algumas comparações internacionais, o que demonstra as dificuldades enfrentadas pelo sistema ferroviário brasileiro. Esses problemas são atribuídos a duas causas principais relacionadas. O primeiro se deve à forma como o governo distribui seus recursos financeiros. Como consequência dessa política, o sistema ferroviário foi perdendo progressivamente sua vantagem competitiva. A segunda causa está associada a problemas operacionais e de negócios ferroviários. Em ordem para avaliar essas dificuldades foi elaborada uma pesquisa, na qual os funcionários das duas empresas (RFFSA e FEPASA) foram indagados sobre a importância dos problemas que afetam o sistema de transporte de passageiros. Procura-se estabelecer algumas relações entre a significância das dificuldades de desempenho e a relevância atribuída à estrutura ferroviária, aos negócios e aos problemas operacionais. Por fim, é apresentada e discutida a opinião dos empregados sobre uma eventual privatização do Serviço Ferroviário de Cargas.
Título em inglês
The structure of the transport market, the conduct and performance of Brazilian railway companies
Palavras-chave em inglês
Railway traffic
Railways - economic aspects
Resumo em inglês
The purpose of this thesis has been to study the railroad freight system, focusing on the problems faced by Rede Ferroviária Federal-RFFSA and Ferrovia Paulista S.A-FEPASA, the two main companies in the Brazilian railroad system. First, we analized the performance of these companies. Their performance is measured in terms of market share and factor productivity. After studying the evolution of these variables over time ,some international comparisons are made , which demonstrates the difficulties faced by the Brazilian railroad system. These problems are attributed to two major related causes. The first one is due to the way the government allocates its financial resources. As a consequence of this policy, the railroad sistem has progressively lost its competitive edge. The second cause has been associated with railroad business and operational problems. In order to evaluated these difficulties a research study has been designed , in which employees of the two companies (RFFSA and FEPASA) were inquired about the importance of the problems that affect the fright transportation system. An attempt is made at establishing some relationships between the significance of performance difficulties and the relevancy attributed to railroad structure, business and operational problems. Finally the opinion of employees about an eventual privatization of the freight railroad Service is presented and discussed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.