• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.100.2020.tde-17112021-145248
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Rogério Miranda Correia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Jury
Piassi, Luis Paulo de Carvalho (Président)
Prestes, Maria Elice de Brzezinski
Santos, Marcelo Giordan
Siqueira, Rogério Monteiro de
Suarez, Carmen Fernandez
 
Titre en portugais
Reflexões sobre o uso de mapas conceituais no Ensino Superior a partir da Teoria da Carga Cognitiva
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Carga cognitiva
Ensino
Ensino superior
Mapas conceituais
Resumé en portugais
A visualização das transformações que as estruturas de conhecimento sofrem durante o processo de aprendizagem facilita as interações entre alunos e entre o professor e seus alunos. Os mapas conceituais, propostos por Joseph Novak, se apresentam como o melhor organizador gráfico para representar as relações conceituais presentes nos modelos mentais. Apesar disso, os mapas conceituais não são utilizados rotineiramente pelos professores que desejam estimular a aprendizagem significativa, em dentrimento da memorização de fatos e informações isoladas. A literatura da área mostra que as crenças epistemológicas dos professores podem não estar alinhadas com a perspectiva construtivista oferecida pela elaboração de mapas conceituais. Soma-se a isso a necessidade dos professores seguirem um currículo conteudista, que supervaloriza a organização sequencial daquilo que os alunos supostamente devem aprender ao longo do tempo. Esses elementos configuram um contexto desfavorável à utilização sistemática dos mapas conceituais para estimular a aprendizagem significativa. O objetivo dessa tese é incluir o planejamento instrucional como um obstáculo adicional aqueles já descritos na literatura. Para isso, o panorama teórico que fundamenta o mapeamento conceitual precisa ser expandido para incluir novos argumentos que informam o ensino. A Teoria da Carga Cognitiva foi associada à Teoria da Aprendizagem Significativa para inserir a sobrecarga cognitiva como condição que impede a manipulação e a construção de esquemas conceituais, que são atividades mentais intimamente relacionadas com a aprendizagem significativa. Uma seleção de resultados de pesquisa foi interpretada à luz da Teoria da Carga Cognitiva para caracterizar a importância do planejamento instrucional para o uso consistente e rotineiro dos mapas conceituais. A expansão teórica apresentada nessa tese confirma a necessidade de valorizar o planejamento instrucional no processo de construção de arquiteturas pedagógicas que respondam adequadamente aos desafios formativos que a sociedade do conhecimento apresenta ao Ensino Superior
 
Titre en anglais
Reflections on the use of concept maps in Higher Education from the Cognitive Load Theory
Mots-clés en anglais
Cognitive load
Concept maps
Higher education
Learning
Teaching
Resumé en anglais
Visualization of the transformations that knowledge structures undergo during the learning process facilitates interactions between students and between the teacher and his/her students. Concept maps, created by Joseph Novak, are the preferred graphic organizer to represent conceptual relationships present in mental models. Despite this favorable account, concept maps are not routinely used by teachers who wish to foster meaningful learning, instead of the memorization of isolated facts and information. The academic literature shows that teachers' epistemological beliefs may not be aligned with the constructivist perspective offered by the elaboration of concept maps. The need to follow a curriculum that overestimates the sequential organization of what students are supposed to learn over time is also an obstacle. In combination, these aspects form an unfavorable context for the systematic use of concept maps to foster meaningful learning. The purpose of this thesis is to include instructional design as an additional obstacle to those already described in the literature. The theoretical framework that underlies concept mapping needs to be expanded to include new arguments that inform the effects of instructional design on teaching. The Cognitive Load Theory was associated with the Assimilation Theory in Meaningful Learning and Retention Processes to insert cognitive overload as a condition that prevents the manipulation and construction of conceptual schemes, which are mental activities closely related to meaningful learning. A selection of research results was interpreted in light of the Cognitive Load Theory to characterize the importance of instructional design for the consistent and routine use of concept maps. The theoretical expansion presented in this thesis confirms the need to value instructional design in the process of building pedagogical architectures that adequately respond to the challenges that the knowledge societies present to Higher Education
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-12-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP.