• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.100.2020.tde-17112021-145248
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Rogério Miranda Correia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Tribunal
Piassi, Luis Paulo de Carvalho (Presidente)
Prestes, Maria Elice de Brzezinski
Santos, Marcelo Giordan
Siqueira, Rogério Monteiro de
Suarez, Carmen Fernandez
Título en portugués
Reflexões sobre o uso de mapas conceituais no Ensino Superior a partir da Teoria da Carga Cognitiva
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Carga cognitiva
Ensino
Ensino superior
Mapas conceituais
Resumen en portugués
A visualização das transformações que as estruturas de conhecimento sofrem durante o processo de aprendizagem facilita as interações entre alunos e entre o professor e seus alunos. Os mapas conceituais, propostos por Joseph Novak, se apresentam como o melhor organizador gráfico para representar as relações conceituais presentes nos modelos mentais. Apesar disso, os mapas conceituais não são utilizados rotineiramente pelos professores que desejam estimular a aprendizagem significativa, em dentrimento da memorização de fatos e informações isoladas. A literatura da área mostra que as crenças epistemológicas dos professores podem não estar alinhadas com a perspectiva construtivista oferecida pela elaboração de mapas conceituais. Soma-se a isso a necessidade dos professores seguirem um currículo conteudista, que supervaloriza a organização sequencial daquilo que os alunos supostamente devem aprender ao longo do tempo. Esses elementos configuram um contexto desfavorável à utilização sistemática dos mapas conceituais para estimular a aprendizagem significativa. O objetivo dessa tese é incluir o planejamento instrucional como um obstáculo adicional aqueles já descritos na literatura. Para isso, o panorama teórico que fundamenta o mapeamento conceitual precisa ser expandido para incluir novos argumentos que informam o ensino. A Teoria da Carga Cognitiva foi associada à Teoria da Aprendizagem Significativa para inserir a sobrecarga cognitiva como condição que impede a manipulação e a construção de esquemas conceituais, que são atividades mentais intimamente relacionadas com a aprendizagem significativa. Uma seleção de resultados de pesquisa foi interpretada à luz da Teoria da Carga Cognitiva para caracterizar a importância do planejamento instrucional para o uso consistente e rotineiro dos mapas conceituais. A expansão teórica apresentada nessa tese confirma a necessidade de valorizar o planejamento instrucional no processo de construção de arquiteturas pedagógicas que respondam adequadamente aos desafios formativos que a sociedade do conhecimento apresenta ao Ensino Superior
Título en inglés
Reflections on the use of concept maps in Higher Education from the Cognitive Load Theory
Palabras clave en inglés
Cognitive load
Concept maps
Higher education
Learning
Teaching
Resumen en inglés
Visualization of the transformations that knowledge structures undergo during the learning process facilitates interactions between students and between the teacher and his/her students. Concept maps, created by Joseph Novak, are the preferred graphic organizer to represent conceptual relationships present in mental models. Despite this favorable account, concept maps are not routinely used by teachers who wish to foster meaningful learning, instead of the memorization of isolated facts and information. The academic literature shows that teachers' epistemological beliefs may not be aligned with the constructivist perspective offered by the elaboration of concept maps. The need to follow a curriculum that overestimates the sequential organization of what students are supposed to learn over time is also an obstacle. In combination, these aspects form an unfavorable context for the systematic use of concept maps to foster meaningful learning. The purpose of this thesis is to include instructional design as an additional obstacle to those already described in the literature. The theoretical framework that underlies concept mapping needs to be expanded to include new arguments that inform the effects of instructional design on teaching. The Cognitive Load Theory was associated with the Assimilation Theory in Meaningful Learning and Retention Processes to insert cognitive overload as a condition that prevents the manipulation and construction of conceptual schemes, which are mental activities closely related to meaningful learning. A selection of research results was interpreted in light of the Cognitive Load Theory to characterize the importance of instructional design for the consistent and routine use of concept maps. The theoretical expansion presented in this thesis confirms the need to value instructional design in the process of building pedagogical architectures that adequately respond to the challenges that the knowledge societies present to Higher Education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.