• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-29042022-113833
Documento
Autor
Nome completo
Milene Soares Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2020
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Presidente)
Bargos, Danúbia Caporusso
Olivato, Debora
Santos, Carlos Alberto Moreira dos
Título em português
Construção de pluviômetro como facilitador da alfabetização científica em uma escola rural
Palavras-chave em português
Alfabetização científica
Educação rural
Ensino de ciências
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo a construção de um pluviômetro como facilitador do processo de Alfabetização Científica (AC), e visou, como produto final, apresentar um guia para professores com uma proposta metodológica para ampliar a forma de se trabalhar a alfabetização científica, fortalecendo a compreensão da ciência no cotidiano escolar. As atividades foram desenvolvidas em uma escola no município de Paraibuna-SP, que está inserida na zona rural, onde as discussões sobre fenômenos naturais para o manejo agrícola e pecuário são pertinentes e de extrema importância. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência de atividades com fundamentação na construção de um pluviômetro, para que os alunos pensem e reflitam sobre os conhecimentos científicos com aplicação no campo e em sua vida cotidiana. A temática foi trabalhada durante as aulas de geografia da 1ª série do ensino médio, e traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de todos os anos/séries. A metodologia consistiu na valorização dos saberes científicos e na obtenção e utilização de dados científicos. A pesquisa foi finalizada propondo um guia de orientação com o passo a passo de como construir um pluviômetro e trabalhar com os dados pluviométricos. Esse guia é destinado para professores da educação básica, que atuem com o ensino fundamental nos anos finais e ensino médio. Os resultados da aplicação foram avaliados quanto à aceitabilidade da promoção da alfabetização científica, e evidenciou a necessidade da implementação de metodologias que fortaleçam essa prática.
Título em inglês
Construction of pluviometer as a facilitator of scientific literacy in a rural school
Palavras-chave em inglês
Rural education
Science teaching
Scientific literacy
Resumo em inglês
The present work aimed to build a pluviometer as a facilitator of the scientific literacy (SL) process, and aimed as a final product, to present a guide for teachers with a methodological proposal to expand the way scientific literacy is worked, strengthening the understanding of science in daily school life. The activities were carried out in a school in the town of Paraibuna-SP, which is inserted in a rural area, where discussions about natural phenomena for the agricultural and livestock management are relevant and extremely important. For this purpose, a sequence of activities was developed based on the construction of a pluviometer, so that students think and reflect on scientific knowledge with application in the field and in their daily lives. The theme was worked during the geography classes of the first grade of high school, and brings benefits to the teaching-learning process of students of all years/grades. The methodology consisted of valuing scientific knowledge and obtaining and using scientific data. The research was completed by proposing a guide to orientation with the step by step on how to build a pluviometer and work with the pluviometric data. This guide is intended for primary education teachers, who work with elementary school in the final years and high school. The application results were evaluated for acceptability of promoting scientific literacy, and highlighted the need to implement methodologies that strengthen this practice.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED20007_O.pdf (7.06 Mbytes)
Data de Publicação
2022-04-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.