• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-29042022-112226
Document
Auteur
Nom complet
Ana Luiza Matos Lopes Sinieghi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2021
Directeur
Jury
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Président)
Moraes, Elisângela de Jesus Cândido
Souza, Mariana Aranha de
Titre en portugais
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
Mots-clés en portugais
Alfabetização Científica
Educação Infantil
Metodologias Ativas
Resumé en portugais
Uma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade.
Titre en anglais
Scientific Literacy as a pedagogical practice in Early Childhood Education
Mots-clés en anglais
Active Methodologies
Early Childhood Education
Scientific Literacy
Resumé en anglais
A curricular proposal to alphabetize scientifically since Child Education can promote greater involvement in the child's reality of science. Scientific literature in Children's Education awakens curiosity and creativity, as long as they experience actively a curricular proposal transdisciplinary and ludic. The present research, of qualitative nature, has proposed to develop a methodology that enables scientific alphabetization in Children's Education through systematic use of active methodology. For that, it was designed a sequential plan of activities with the theme of science and transdisciplinarity following phases of problematization, task planning and application of practice activities and appraisal of these phases. The planning of these activities has been linked to the development of children's authority in the process of discovery, construction of knowledge and experiences. The application of this strategy has shown positive, because the children have shown interest and engagement in the execution of the tasks. The results highlight the possibility of inserting scientific literature and active methodologies on the resume of Children's Education in view of the formation of compromised citizens, engaged and active society.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED20002_O.pdf (8.35 Mbytes)
Date de Publication
2022-04-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.