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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-29012020-163749
Documento
Autor
Nome completo
Neimar Juliano Albano da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2019
Orientador
Banca examinadora
Romão, Estaner Claro (Presidente)
Avila, Jorge Andrés Julca
Romão, Érica Leonor
Zapata, Juan Fernando Zapata
Título em português
Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
Palavras-chave em português
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Estimular
Funções
Jogos Matemáticos
Metodologia de Ensino
Resumo em português
Nesta dissertação, abordamos a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a metodologia de Jogos no ensino de Funções. Ambas podem ser utilizadas como forma diferenciada para estimular o aprendizado dos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da matemática é necessário iniciar os alunos nos conceitos de raciocínio lógico; capacidade de trabalhar em grupos; desenvolver a independência do mesmo no cotidiano com o auxílio no ensino por meio de metodologias ativas e de maneira lúdica. Com a utilização destes recursos pretende-se que o aluno aprenda a partilhar seus conhecimentos e aprendizados com o outro, e dividir as ideias e as experiências vivenciadas. Esses tipos de atividades fornecem ao adolescente um ambiente no qual ele sente-se motivado a buscar uma nova aprendizagem que o faça sentir prazer em aprender. A presente pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou-se a metodologia da ABP e o produto que esta gerou foram os jogos matemáticos nos quais os alunos aprenderam de forma prática as funções. E em uma etapa posterior a metodologia de ensino desenvolvida foi a de Jogos no ensino de funções. Os resultados coletados se dividem em quantitativos como um bom avanço nos níveis de aprendizagem de funções e qualitativos como melhor participação nos trabalhos em grupos e interações em sala de aula.
Título em inglês
Laboratory of Mathematics: Mathematical games in teaching functions using the ABP methodology
Palavras-chave em inglês
Encourage
Functions
Mathematical games
Project-Based Learning (PBL)
Teaching Methodology
Resumo em inglês
In this dissertation, we approach the Active Methodology of Project-Based Learning (ABP) and the methodology of Games in the teaching of Functions. Both can be used as a differentiated way to stimulate student learning. According to the National Curricular Parameters (NCP) in the teaching of mathematics it is necessary to initiate the students in the concepts of logical reasoning; ability to work in groups; develop the independence of the same in the daily life with the aid in teaching through active and playful methodologies. With the use of these resources it is intended that the student learn to share his knowledge and learning with the other, and share the ideas and experiences. These types of activities provide the adolescent with an environment in which he or she feels motivated to seek new learning that makes him or her enjoy learning. The present research was divided in two stages, the first one was used the methodology of the BPA and the product that it generated were the mathematical games in which the students learned in a practical way the functions. And in a later stage the methodology of teaching developed was that of Games in the teaching of functions. The results collected are divided into quantitative as a good advance in the levels of learning of functions and qualitative as better participation in the work in groups and interactions in the classroom.
 
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PED19008_C.pdf (2.28 Mbytes)
Data de Publicação
2020-01-29
 
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