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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2019.tde-28112019-171647
Documento
Autor
Nombre completo
Flávio da Costa Gonçalves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2019
Director
Tribunal
Schneider, Sandra Giacomin (Presidente)
Sanches, Ana Lucia
Colagrande, Elaine Angelina
Ferrari, Elly Aparecida Rozo Vaz Perez
 
Título en portugués
Tendências epistemológicas e elementos da cultura científica: análise qualitativa e proposta de sequência didática para introdução a scientific culture
Palabras clave en portugués
Cultura científica
Divulgação científica no ensino de ciências
Ensino de ciências
Ensino de física
Projetos educacionais de ciências
Resumen en portugués
Nos últimos anos, nossa sociedade tem testemunhado inúmeras modificações em seu modo de vida consequentes das aplicações do conhecimento científico. Com a crescente de meios de acesso à internet e a entrada dos smartphones e aplicativos de comunicação no cotidiano de nossa sociedade, a comunicação, o acesso e a propagação de informações tornaram-se cada vez mais rápidas e abrangentes. E em uma época de franco desenvolvimento tecnológico e científico, não é raro se deparar com notícias e fatos ligados a possíveis descobertas científicas ou que ao menos tentam vender a ideia de possuírem embasamento científico justamente por conta da grande influência que a ciência possui em nosso cotidiano. Entretanto, por paradoxal que possa parecer, a prática científica pode passar desapercebida e ser tratada como desconhecida da população em geral. A importância do trabalho científico, desde as pesquisas teóricas até a ciência aplicada, por vezes fica reduzida a possibilidade de lucro financeiro que a descoberta pode trazer, isto é, a ciência é comumente tratada como um gasto, e não como um investimento. Nesse contexto, insere-se a escola básica, que por questões curriculares, mercadológicas ou filosóficas, não dá conta de inserir e de discutir a prática científica e os elementos que a definem no contexto escolar dos alunos. Assim, a formação da cultura científica pode ser deficitária, formando cidadãos que não conseguem aplicar esses elementos em seu cotidiano ou simplesmente não compreendendo a relevância que o conhecimento científico possui. Portanto, estratégias que desenvolvam o nível de cultura científica e permitam identificar as visões de ciência que os alunos possuem é fundamental para a formação de cidadãos informados de como ocorre a produção científica e quais são as implicações dos conhecimentos científicos nas mais diversas esferas do cotidiano. Neste trabalho, realizou-se a estruturação de um modelo que identificasse as tendências de visões de ciência dos alunos e o nível quantitativo de elementos de cultura científica propostos neste trabalho para a formulação e a aplicação de uma sequência didática de introdução a natureza da ciência. Os resultados apontam a tendência dos alunos pesquisados em considerar a prática científica como generalista, com alguma interferência da sociedade sob o cientista ao mesmo tempo em que indicam um conhecimento superficial acerca da epistemologia científica, do trabalho do cientista e das relações e interferências que o saber científico possui na sociedade. A leitura e a discussão de textos de divulgação científica mostraram-se promissores para o aumento da presença de elementos da cultura científica e, consequentemente, para a formalização, por parte dos alunos, de suas próprias visões epistemológicas.
 
Título en inglés
Epistemological trends and elements of scientific culture: qualitative analysis and proposal of didactic sequence for introduction to scientific culture
Palabras clave en inglés
Educational science projects
Physics teaching
Science teaching
Scientific culture
Scientific dissemination in science teaching
Resumen en inglés
In recent years, our society has experienced variations in the way of life resulting from the applications of scientific knowledge. With a growing means of Internet access and the entry of smartphones and communication applications into our society's daily lives, communication, access and dissemination of displayed information is increasingly comprehensive and comprehensive. In a time of frank technological and scientific development, it is not uncommon to see news and facts related to scientific discoveries or at least trying to sell an idea of possible scientific underpinning just because of the great influence of those who use science in our daily lives. However paradoxical as it may seem, a scientific practice may go unnoticed and be treated as unknown by the general population. The importance of scientific work, from theoretical research to applied science, sometimes reduces the possibility of financial gain that discovery can generate, that is, a science commonly treated as an expense rather than an investment. In this context, it is inserted in the elementary school, which for curricular, marketing or philosophical reasons, does not realize to insert and discuss the scientific practice and the elements that do not define the students' school context. Thus, a formation of scientific culture can be deficient, forming citizens who cannot apply these elements in their daily lives or simply do not understand the relevance that scientific knowledge has. Therefore, strategies that develop the level of scientific culture and allow to identify as views of science that students are fundamental for the formation of animal information as occurs in scientific production and what are the implications of scientific studies in the most diverse areas of daily life. In this work, a structuring of a model that identifies as trends of the students' scientific visions and the quantitative level of elements of the scientific culture proposed in this work to apply and to apply a didactic application of introduction to the nature of science. The results point to the tendency of the researched students to consider scientific practice as generalist, with some interference from society under the scientific domain and at the same time as a superficial knowledge about scientific epistemology, scientific work and the relations and interferences that scientific knowledge has in society. The reading and discussion of texts of scientific dissemination show promising for the increase of the presence of elements of the scientific culture and, consequently, for the formalization, by the students, of their epistemological visions.
 
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PED19003_C.pdf (1.72 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-11-28
 
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