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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-28042022-164914
Documento
Autor
Nome completo
Angélica Mello Mendonça Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2022
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Paulo Atsushi (Presidente)
Cabette, Regina Elaine Santos
Romão, Estaner Claro
Siqueira, Adriano Francisco
Título em português
O uso de jogos como estratégia para resolução de problemas de adição e subtração no primeiro ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave em português
Ensino Fundamental I
Habilidade numérica
Jogos matemáticos
Resolução de problemas matemáticos
Resumo em português
O ensino da matemática sempre foi visto como algo desafiador desde a antiguidade. Atualmente, esse quadro ainda persiste e isso é comprovado pelo principal Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB), ao concluir que a escala de proficiência matemática de alunos que concluem o Ensino Fundamental I ainda está bem aquém do desejado. Na busca de reverter esse quadro, o Governo Federal organizou um documento normativo (Base Nacional Comum Curricular) que estabelece um conjunto orgânico e progressivo de habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na área da matemática. De modo a desenvolver essas competências, o ensino de matemática encontra um forte aliado no uso de jogos de regras por caracterizar-se como uma ponte entre aquele que aprende e o objeto a ser aprendido. Tendo em vista esse referencial, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver a habilidade numérica de adição e subtração em alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental por meio do uso de 4 jogos matemáticos. Para tanto, foi selecionado um colégio pertencente à uma autarquia municipal no Estado de São Paulo. A pesquisa realizada no ano de 2021 se propôs a analisar a contribuição de 4 jogos matemáticos, adaptados especialmente para esta pesquisa, que apresentam uma crescente de habilidades relacionadas às operações de adição e subtração de até dois algarismos. O primeiro jogo dedicou-se ao estudo do sistema numérico por meio de um ludo de números; O segundo jogo focou nas operações de adição por meio da soma de dados e preenchimento de respostas em uma cartela; O terceiro dedicou-se à subtração e agilidade para encontrar a resposta da operação; O último focou na utilização dos conhecimentos obtidos nos três primeiros jogos para solucionar problemas matemáticos em um jogo de tabuleiro. Vale ressaltar que o segundo jogo, dedicado à adição, teve também sua versão digital. Para validar os resultados obtidos durante os jogos, os alunos foram submetidos à uma avaliação diagnóstica aplicada antes dos jogos e uma avaliação formativa, aplicada após o uso dos jogos. Dados importantes foram obtidos nas avaliações dos jogos que os alunos realizaram e também na autoavaliação de habilidades matemáticas proposta pela pesquisa. A metodologia de pesquisa selecionada orientou-se pelos princípios da pesquisa-ação por ser considerada um apoio ao ensino em sala de aula. Os resultados deste trabalho mostraram que é fundamental compreender que o jogo é um instrumento importante na aprendizagem de conceitos matemáticos e necessita de maior divulgação, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível verificar também que, ao final do trabalho, melhorias significativas foram observadas em relação à resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração. Por fim, destacou-se também o grande engajamentos dos alunos frente jogos digitais e a capacidade de autopercepção em relação às habilidades matemáticas aprendidas.
Título em inglês
The use of games as a strategy for teaching mathematical operations in the first year at Elementar School
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Math games
Mathematical problems solving
Numerical skills
Resumo em inglês
The teaching of mathematics has Always been seen as challenging since antiquity. Currently, this pisture still persists and this is proven by the main Assessment System for Basic Education in Brazil (SAEB), when reaching a scale of mathematical proficiency of students who complete Elementary School I is still far below the desired level. In na attempt to revert this situation, the Federal Government organized a normative document (National Commom Curriculum Base) that set as organic and progressive set of skills and competences in the diferente áreas of knowledge, including the área of mathmatics. In order to develop these asills, the teaching of mathematics finds a Strong ally in the use of rule games, as it is characterized as a bridge between the learner and the object to be learned. In view of this framework, this study aimed to develop the numerical ability of addition and subtraction in first-year elementar school students through the use of 4 mathematical games. For this purpose, a school beloging to a municipal authority in the State of São Paulo was selected. The research carried out in 2021 aimed to analyze the contribution of 4 mathematical games, especially adapted for this research, which presents a growing number of skills related to addition and subtraction operations of up to two digits. The first game was dedicated to the study of the numerial system through a game of numbers; The second game focused on addition operations by adding data and filling in answers on a card; The third devoted himself to subtraction and agility to find na answer to the operation; The later focus on using the knowledge gained in the first three games to solve mathematical problems in a board game. It is noteworthy that the second game, dedicated to addition, also had its digital version. To validate the results obtained during the games, students underwent a diagnostic evaluation applied before the games and a formative evaluation, applied after using the games. Important data were collected in the evaluations of the games that the students performed and also in the self-assessment of mathematical skills proposed by the research. The research methodology was guided by the principles of action research as it is considerer a support for teaching in the classroom. The results of the fundamental work that is essential to understand that the game is an importante tool in the learning of mathematical concepts and necessary for greater dissemination, especially in the erarly years of elementar school. It was also possible to verify that, at the end of the work, significant improvements were observed in relation to solving problems involving ideas of addition and subtraction. Finally, the great engagement of students facing digital games ans the self-perception capacity in relation to the mathematical skills learned was also highlighted.
 
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PED22004_C.pdf (5.16 Mbytes)
Data de Publicação
2022-04-28
 
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