• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-28042022-161057
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Gomes Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2021
Directeur
Jury
Rodrigues Junior, Durval (Président)
Falavigna, Gladis
Ribeiro, Rosinei Batista
Shigue, Carlos Yujiro
Titre en portugais
Objetos de aprendizagem: metodologia ativa para o desenvolvimento das inteligências múltiplas por meio da música na educação infantil
Mots-clés en portugais
Inteligências Múltiplas
Musicalização Infantil
Objetos de Aprendizagem
Práticas pedagógicas contemporâneas
Pressupostos teóricos e metodológicos
Resumé en portugais
A Musicalização, prevista na legislação educacional, é o alicerce das aquisições psicomotoras na Educação Infantil e se baseia na psicomotricidade, que é a ciência que ultrapassa os problemas motores, concentra-se nas ligações com a lateralidade, a estruturação espacial e orientação temporal e as dificuldades escolares das crianças, considerando os aspectos emocionais e cognitivos essenciais para a formação do ser humano. Essa pesquisa se apoiou no trabalho pedagógico baseado na música contemporânea, utilizando a criação musical e o gesto corporal no processo de aprendizagem musical, auxiliou o professor a garantir os direitos de aprendizagem, estimulando habilidades e desenvolvendo competências por meio dos jogos de maneira a se comunicar e se expressar com o mundo. Esse trabalho surgiu da constatação de que a área de Artes precisava de um aporte metodológico que auxiliasse os professores, que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, a trabalharem de maneira interdisciplinar, a linguagem da música. Objetivou o desenvolvimento da escuta na utilização de jogos, baseados na voz, no gesto, no movimento, na escrita e na criação, estimulando e potencializando as Inteligências Múltiplas e as diferentes maneiras pelas quais elas se manifestam, privilegiando as individualidades e potencialidades de cada um. A Metodologia consistiu em analisar as contribuições que os jogos pedagógicos trouxeram para a construção de conhecimentos específicos e interdisciplinares, resgatando, por meio de procedimentos descritivos e exploratórios o ensino da música no currículo como área de conhecimento. Teve como objetivo refletir sobre o uso dos objetos de aprendizagens como ferramentas para a aquisição de conteúdos de ensino e como resultado obteve-se por meio das respostas dos professores, que os materiais confeccionados para essa pesquisa serviram de apoio para as práticas pedagógicas, se transformando em ferramentas eficientes de ensino proporcionando, por meio da interação e da ludicidade, o protagonismo do aluno. A musicalização estimulou a escuta por meio dos Objetos de aprendizagem, levando a sensibilização dos elementos musicais, onde foi possível trilhar, professores e alunos, um caminho de alegria, motivando-os à novas descobertas, contribuindo para seu desenvolvimento global, valorizando a aquisição de habilidades múltiplas e considerando a impossibilidade de desassociar razão e sentir.
Titre en anglais
Learning objects: active methodology for the development of multiple intelligences through music in early childhood education
Mots-clés en anglais
Children's Musicalization
Contemporary pedagogical practices
Learning Objects
Multiple Intelligences
Theoretical and methodological assumptions
Resumé en anglais
Musicalization, provided for in educational legislation, is the foundation of psychomotor acquisitions in Early Childhood Education and is based on psychomotricity, which is the science that goes beyond motor problems, focuses on links with laterality, spatial structuring and temporal orientation and the school difficulties of children, considering the emotional and cognitive aspects essential for the formation of the human being. This research was based on pedagogical work based on contemporary music, using musical creation and body gesture in the musical learning process, it helped the teacher to ensure learning rights, stimulating skills and developing skills through games in order to communicate and express yourself with the world. This work came from the realization that the area of Arts needed a methodological contribution to help teachers, who work in Kindergarten and Elementary School, to work in an interdisciplinary way, the language of music. It aimed to develop listening in the use of games, based on voice, gesture, movement, writing and creation, stimulating and enhancing Multiple Intelligences and the different ways in which they manifest themselves, privileging the individualities and potential of each one . The Methodology consisted in analyzing the contributions that pedagogical games brought to the construction of specific and interdisciplinary knowledge, recovering, through descriptive and exploratory procedures, the teaching of music in the curriculum as an area of knowledge. It aimed to reflect on the use of learning objects as tools for the acquisition of teaching content and as a result, we obtained, through the teachers' responses, that the materials made for this research served as support for pedagogical practices, transforming themselves in efficient teaching tools providing, through interaction and playfulness, the protagonism of the student. Musicalization stimulated listening through Learning Objects, raising awareness of musical elements, where it was possible to tread, teachers and students, a path of joy, motivating them to new discoveries, contributing to their global development, valuing acquisition of multiple abilities and considering the impossibility of disassociating reason and feeling.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED22003_C.pdf (12.09 Mbytes)
Date de Publication
2022-04-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.