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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-134604
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Rogério da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2020
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Germano, Jose Silverio Edmundo
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Sena, Galeno Jose de
Título em português
Um estudo da experimentação em Física por acesso remoto
Palavras-chave em português
Ensino de Ciências
Ensino de Física
Laboratório controlado remotamente
Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Resumo em português
Segundo as orientações contidas nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, deve ser contextualizado, possibilitando que o aluno aprenda analisar situações problemas, aplique o conhecimento adquirido no mundo, torne-se letrado cientificamente e saiba se comunicar por meio das diferentes TDIC. Neste sentido, atividades experimentais agrega ao pensamento do aluno elementos da realidade e de experiência pessoal, e preenche lacunas cognitivas dos conhecimentos. Contudo, as escolas brasileiras, de forma geral, sejam elas particulares ou públicas, não possuem estrutura adequada para a realização de atividades experimentais que abordam conteúdos de Física Básica. Neste trabalho, apresentamos um experimento que oferece condições de estudo do Efeito Fotoelétrico que pode ser acessado por qualquer aluno ou professor de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário, desde que disponha de um dispositivo que o conecte à internet. A intenção é realizar um estudo de avaliação do seu impacto educacional em turmas de ensino médio de uma escola pública, comparando as suas possíveis contribuições em relação àquelas promovidas por um experimento parecido, só que realizado presencialmente. A presente pesquisa, será aplicada em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, por meio de atividade experimental presencial para a 3ª série A, e controlada remotamente para 3ª série B. A aplicação aconteceu em quatro etapas, sendo a 1ª etapa: aula sobre o efeito fotoelétrico; a 2ª etapa: aplicação do pré-teste; a 3ª etapa: aplicação do experimento convencional e o remoto; a 4ª etapa: aplicação do pós-teste. Importante destacar que a turma do terceiro ano A, após a realização do pós-teste, realizou o experimento controlado remotamente, e a turma do terceiro ano B, realizou o experimento presencial. Também, aplicamos um questionário de opinião para o Professor aplicador e para os alunos. Os resultados demonstraram que atividade experimental remota, possibilitou aos alunos um ganho de aprendizagem superior ao da atividade experimental presencial convencional. Interpretamos esse resultado como um fator decorrente da motivação dos alunos em fazer uma atividade inovadora.
Título em inglês
A study of experimentation in physics by remote access
Palavras-chave em inglês
New Digital Information and Communication Technologies
Physics teaching
Remote controlled laboratory
Science teaching
Resumo em inglês
According to the guidelines contained in the competencies of the National Common Curricular Base (BNCC), the teaching of Natural Sciences and its Technologies must be contextualized, allowing the student to learn to analyze problem situations, apply the knowledge acquired in the world, become scientifically literate and know how to communicate through the different TDIC. In this sense, experimental activities add elements of reality and personal experience to the student's thinking and fill cognitive gaps in knowledge. However, Brazilian schools, in general, whether private or public, do not have an adequate structure for carrying out experimental activities that address basic physics content. In this work, we present an experiment that offers conditions to study the Photoelectric Effect that can be accessed by any student or teacher from anywhere in the world, at any time, as long as you have a device that connects you to the internet. The intention is to carry out a study to evaluate its educational impact in high school classes at a public school, comparing their possible contributions in relation to those promoted by a similar experiment, only performed in person. The present research, will be applied in two classes of the 3rd grade of High School, by means of classroom experience for the 3rd grade A, and remotely controlled for the 3rd grade B. The application happened in four stages, being the 1st stage: class on the photoelectric effect; the 2nd stage: application of the pre-test; the 3rd stage: application of the conventional and the remote experiment; the 4th stage: application of the post-test. It is important to highlight that the third year class A, after performing the post-test, performed the remotely controlled experiment, and the third year class B, performed the face-to-face experiment. Also, we applied an opinion questionnaire for the teacher and the students. The results showed that remote experimental activity, enabled students to gain a higher learning than the conventional classroom experience. We interpret this result as a factor resulting from the students' motivation to do an innovative activity.
 
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PED20008_C.pdf (1.38 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-25
 
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