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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-124024
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Roberto dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2019
Director
Tribunal
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Dias, Rubens Alves
Schneider, Sandra Giacomin
Vanzella, José Marcos Miné
Título en portugués
Uma proposta de ensino transdisciplinar de ciências no ensino básico com vistas ao desenvolvimento complexo
Palabras clave en portugués
Currículo escolar
Epistemologia
Fragmentação
Pensamento complexo
Professor
Resumen en portugués
O modelo de Ciência proposto por Descartes, apesar dos grandes avanços que promoveu no mundo, não foi capaz de atingir os objetivos por ele determinados, apesar de ter contribuído fortemente para o mundo moderno e sua organização. Para o epistemólogo francês, a Ciência seria o meio pelo qual todos os problemas seriam resolvidos, haja vista que a razão seria o modo por meio do qual o homem acessaria a solução para os problemas que afligem a humanidade. Em uma de suas obras mais famosas, definidora de seu método, René Descartes observa os problemas relacionados as suas inquietações e ao se deparar com um problema muito complexo define que para resolvê-lo o ideal seria dividi-lo em partes menores até atingir uma simplicidade ante a qual a solução se encontraria mais facilmente. Uma vez encontrada essa solução mais simples, bastava somar as soluções encontradas para cada uma das partes e, assim alcançar o entendimento do todo. Assim, com o passar do tempo, o aparecimento de novas especialidades e novas disciplinas de estudo, de novas Ciências. Dessa forma, a Ciência idealizada por Descartes sofreu e sofre críticas em relação a explicação e entendimento das coisas, atuando de maneira isolada encontram soluções para alguns problemas gerando outros. Na pós- modernidade, tempos em que vivemos, os fatos têm mostrado que a solução de problemas complexos exige a adoção de um pensamento complexo. Portanto, neste trabalho pautado na metodologia de pesquisa-ação estudamos as ideias propaladas por Edgar Morin que propõe um diálogo entre as disciplinas de modo a permitir o desenvolvimento de um pensamento complexo, a fim de obtermos soluções para os problemas complexos que vivenciamos, que considerando as descobertas de René Descartes amplia a visão em suas considerações, acerca do mundo em sua visão epistemológica. Trata-se, portanto, da utilização da transdisciplinaridade como uma ferramenta de alcance do conhecimento dos objetos por inteiro e de sua relação com tudo aquilo que existe. Assim, este trabalho se inicia com a exposição de minhas memórias de forma a contextualizar o interesse deste tema de pesquisa e o surgimento da questão de investigação. A princípio neste estudo pautado na pesquisa-ação tratamos de abordar o pensamento de Edgar Morin e sua proposta de desenvolvimento do pensamento complexo. Em seguida, descrevemos em detalhes a pesquisa que realizamos, caracterizando modelo que foi realizada a coleta de dados, bem como sua respectiva análise num contexto de desfragmentação em conotação ao pensamento cartesiano. Então, nós apresentamos os dados obtidos e sua análise. Por fim, evidenciamos nossas considerações finais avaliando positivamente a pesquisa que gerara a riqueza da formação do professor como um intelectual em resgate de suas competências para prosseguir favorecendo a curiosidade, a descoberta e o alcance do conhecimento do aluno no século XXI.
Título en inglés
A proposal for trans-disciplinary science teaching in elementary school with a view to complex development
Palabras clave en inglés
Complex thinking
Epistemology
Fragmentation
School.curriculum
Teacher
Resumen en inglés
Descartes's model of science, despite the great advances it has made in the world, has failed to achieve its objectives, although it has contributed greatly to the modern world and its organization. For the french epistemologist, science would be the means by which all problems would be solved, since the reason would be the way in which man would access the solution to the problems that afflict mankind. In one of his most famous works, defining his method, René Descartes observes the problems related to his concerns and when faced with a very complex problem defines that to solve it the ideal would be to divide it into smaller parts until reaching a simplicity. which the solution would be more easily found. Once this simpler solution was found, it was enough to add the solutions found for each of the parts and thus reach the understanding of the whole. Thus, over time, the emergence of new specialties and new disciplines of study, new sciences. Thus, the science idealized by Descartes suffered and is criticized in relation to the explanation and understanding of things, acting in isolation find solutions to some problems generating others. In postmodern times, the times in which we live, the facts have shown that solving complex problems requires the adoption of complex thinking. Therefore, in this work based on the action research methodology we study the ideas propounded by Edgar Morin, who proposes a dialogue between the disciplines in order to allow the development of complex thinking, in order to obtain solutions to the complex problems that we are experiencing, that considering René Descartes' findings broaden the view in his considerations of the world in his epistemological view. It is, therefore, the use of transdisciplinarity as a tool to reach the knowledge of objects in their entirety and its relation to everything that exists. Thus, this work begins with the exposition of my memories in order to contextualize the interest of this research theme and the emergence of the research question. At first in this study based on action research, we approached Edgar Morin's thinking and his proposal for the development of complex thinking. Then, we describe in detail the research that we performed, characterizing a model that was collected and its respective analysis in a defragmentation context in connotation with Cartesian thinking. Then we present the data obtained and their analysis. Finally, we highlight our final considerations by positively evaluating the research that generated the richness of teacher education as an intellectual redeeming their competences to continue favoring the curiosity, discovery and reach of student knowledge in the 21st century.
 
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PED19013_O.pdf (1.49 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-25
 
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