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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056
Documento
Autor
Nome completo
Danielle Silva de Novais Teixeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2020
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Germano, Jose Silverio Edmundo
Suzuki, Paulo Atsushi
Travain, Silmar Antonio
Título em português
Alfabetização científica na Educação Infantil
Palavras-chave em português
Alfabetização Científica
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Mostra de Ciências
Resumo em português
O termo alfabetização é utilizado para se referir ao processo que permite aos indivíduos aprenderem a ler e a escrever. Quando nos referimos à alfabetização científica estamos nos reportando à ideia defendida por vários pesquisadores em ensino de Ciências, em especial por Attico Chassot, que a define como o processo pelo qual se dota o indivíduo da capacidade de ler a linguagem em que está escrita a natureza. Muitos estudos afirmam que o tamanho e a dificuldade dessa empreitada são tão grandes que deve ser iniciada o mais cedo possível. Neste trabalho estudamos as possíveis contribuições que uma mostra científica pode trazer para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação infantil em escolas de uma cidade do interior paulista. A mostra científica contou com experimentos de Física contemplando temas como ótica, termodinâmica, ondulatória (som), eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. A mostra foi levada até uma escola e montada no pátio para que as crianças pudessem interagir livremente com os experimentos. O corpus do trabalho se constituiu a partir das entrevistas realizadas com os alunos participantes da mostra científica. Analisamos as falas das crianças antes e depois da realização da mostra. Utilizamos constructos da Teoria Sociocultural de Vigotski, admitindo, a linguagem como determinante para o desenvolvimento do pensamento e da cognição. Os dados apontam para o fato de que as atividades contribuíram para uma ampliação do repertório cultural das crianças participantes, aspecto que podem ser de fundamental importância para o aprendizado formal de Ciências, em níveis mais elevados de ensino.
Título em inglês
Scientific literacy in Child Education
Palavras-chave em inglês
Child education
Science Show
Science Teaching
Scientific Literacy
Resumo em inglês
The term literacy is used to refer to the process that allows individuals to learn to read and write. When we refer to scientific literacy we are referring to the idea advocated by several researchers in science teaching, especially by Attico Chassot, who defines it as the process by which the individual is given the ability to read the language in which nature is written. Many studies claim that the size and difficulty of this endeavor is so great that it must be started as early as possible. In this work, we study the possible contributions that a scientific show can bring to the process of scientific literacy of students of the children´s education of a city in the interior of São Paulo. The scientific show featured physics experiments covering topics such as optics, thermodynamics, wave (sound), electricity, magnetism and electromagnetism. The show was taken to a school and set up in the courtyard so that the children could freely interact with the experiments. The corpus of the work was constituted from the interviews carried out with the students participating in the scientific exhibition. We analyzed the children's speeches before and after the show. We use constructs from Vigotski's Sociocultural Theory, admitting, language as a determinant for the development of thought and cognition. The data point to the fact that the activities contributed to an expansion of the cultural repertoire of the participating children, an aspect that can be of fundamental importance for the formal learning of Sciences, at higher levels of education.
 
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PED19012_C.pdf (2.03 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-25
 
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