• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2019.tde-25082021-120251
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Teixeira Cabral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2019
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Presidente)
França, Odila Amélia Veiga
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Romão, Érica Leonor
Título em português
A aprendizagem da dimensão social da ciência em espaços de educação não-formal: uma experiência com alunos do ensino médio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palavras-chave em português
Abordagem temática
Alfabetização científica
Ciência
Educação não-formal
Ensino de Ciências
Tecnologia e Sociedade
Resumo em português
Ações colaborativas entre escola e espaços não formais de educação são sugeridas na literatura de ensino de ciências como forma de diversificar e dinamizar o processo de alfabetização científica. Este trabalho aborda a aprendizagem da dimensão social da ciência durante uma visita à sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o objetivo de responder como essa visita contribui com o aprendizado do conteúdo sobre satélites e órbitas por estudantes do ensino médio. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, na qual foi realizada uma abordagem temática utilizando estratégias de ensino, como Think Pair Share e o estudo de texto e do meio, que privilegiam a atuação ativa dos estudantes e o registro escrito. A análise do conteúdo dos dados obtidos nas atividades foi realizada de acordo com a técnica descrita por Bardin e fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. Os resultados demonstram que a visita ao INPE contribui com a ampliação da visão de mundo dos estudantes favorecendo a atribuição de sentido à aprendizagem, pela explicitação do contexto em que a ciência e a tecnologia são produzidas. Tais resultados contribuem para a reflexão sobre a estruturação e desenvolvimento de projetos educacionais que tenham como finalidade a aproximação das instituições.
Título em inglês
The learning of social dimension of science in non-formal spaces: a experience with highschool students at headquarter of Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palavras-chave em inglês
engineering and mathematics
Non-formal education
Science
Science teaching
Scientific literacy
technology
Tematic approach
Resumo em inglês
Colaborative actions between school and non-formal educational spaces is suggested in literature about science teaching like a form of diversify and invigorate the scientific literacy process. This work approaches science social dimension learning during a visit to the headquarters of Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). The objective was answer how the visit contributes with learning of content about satellite and orbits by high school students. Therefore, was develope a action-research. Was realized a thematic approach using teaching strategies like Think Pair Share, text study and ambient study, that privilege student activity and write registers. Was realized content analisys, proposed by Bardin and substantiated by Vygotsky sociointeracionism theory, over obtained datas. Results show that visit contributes for enlargement of students world vision favoring the atribution of meaning to learning, by explaining context that science and technology was produced. This results contributes to reflections about and development of educational projects with aim in the approximation between schools and non-formal spaces.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED19001_O.pdf (18.71 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.