• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2019.tde-25082021-120251
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago Teixeira Cabral
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2019
Director
Tribunal
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Presidente)
França, Odila Amélia Veiga
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Romão, Érica Leonor
Título en portugués
A aprendizagem da dimensão social da ciência em espaços de educação não-formal: uma experiência com alunos do ensino médio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palabras clave en portugués
Abordagem temática
Alfabetização científica
Ciência
Educação não-formal
Ensino de Ciências
Tecnologia e Sociedade
Resumen en portugués
Ações colaborativas entre escola e espaços não formais de educação são sugeridas na literatura de ensino de ciências como forma de diversificar e dinamizar o processo de alfabetização científica. Este trabalho aborda a aprendizagem da dimensão social da ciência durante uma visita à sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o objetivo de responder como essa visita contribui com o aprendizado do conteúdo sobre satélites e órbitas por estudantes do ensino médio. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, na qual foi realizada uma abordagem temática utilizando estratégias de ensino, como Think Pair Share e o estudo de texto e do meio, que privilegiam a atuação ativa dos estudantes e o registro escrito. A análise do conteúdo dos dados obtidos nas atividades foi realizada de acordo com a técnica descrita por Bardin e fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. Os resultados demonstram que a visita ao INPE contribui com a ampliação da visão de mundo dos estudantes favorecendo a atribuição de sentido à aprendizagem, pela explicitação do contexto em que a ciência e a tecnologia são produzidas. Tais resultados contribuem para a reflexão sobre a estruturação e desenvolvimento de projetos educacionais que tenham como finalidade a aproximação das instituições.
Título en inglés
The learning of social dimension of science in non-formal spaces: a experience with highschool students at headquarter of Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palabras clave en inglés
engineering and mathematics
Non-formal education
Science
Science teaching
Scientific literacy
technology
Tematic approach
Resumen en inglés
Colaborative actions between school and non-formal educational spaces is suggested in literature about science teaching like a form of diversify and invigorate the scientific literacy process. This work approaches science social dimension learning during a visit to the headquarters of Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). The objective was answer how the visit contributes with learning of content about satellite and orbits by high school students. Therefore, was develope a action-research. Was realized a thematic approach using teaching strategies like Think Pair Share, text study and ambient study, that privilege student activity and write registers. Was realized content analisys, proposed by Bardin and substantiated by Vygotsky sociointeracionism theory, over obtained datas. Results show that visit contributes for enlargement of students world vision favoring the atribution of meaning to learning, by explaining context that science and technology was produced. This results contributes to reflections about and development of educational projects with aim in the approximation between schools and non-formal spaces.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED19001_O.pdf (18.71 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.