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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.97.2016.tde-25022016-100442
Document
Auteur
Nom complet
Idmaura Calderaro Martins Galvão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2015
Directeur
Jury
Monteiro, Isabel Cristina de Castro (Président)
Assis, Alice
Capri, Maria da Rosa
Titre en portugais
O pluralismo metodológico no ensino de Física e o aprimoramento da argumentação científica dos alunos
Mots-clés en portugais
Argumentação científica
Ensino de Física
Pluralismo metodológico
Resumé en portugais
Nesta pesquisa procuramos investigar se o uso do pluralismo metodológico nas aulas de Física pode contribuir para o aprimoramento da argumentação científica dos alunos. As atividades foram realizadas com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola do interior do estado de São Paulo. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas, em sala de aula, metodologias de ensino variadas: atividades experimentais e de demonstração, atividades com o uso das tecnologias de informação e comunicação e projetos como estratégia de resolução de problema. A coleta de dados foi feita por meio de quatro grupos focais e pelas apresentações de projetos pelos alunos, com a finalidade de investigar as suas argumentações sobre os conceitos físicos estudados por meio das metodologias mencionadas anteriormente. Para a análise da estrutura das argumentações dos alunos demos ênfase aos elementos constitutivos do padrão de Toulmin. Os resultados desta pesquisa mostram indícios do aprimoramento da argumentação científica dos alunos. Isso nos fez concluir que o uso do pluralismo metodológico, juntamente com o processo de interação social, promove o desenvolvimento da argumentação científica e é uma alternativa que colabora para a formação de alunos mais reflexivos e participativos no processo de ensino e aprendizagem de Física.
Titre en anglais
The methodological pluralism in Physics teaching and the student's improvement in scientific argumentation
Mots-clés en anglais
Methodological pluralism
Physics Teaching
Scientific argumentation
Resumé en anglais
In this research we investigate if the use of methodological pluralism in Physics classes can contribute to the improvement of the student's cientific argumentation. The activities were conducted with students of the third grade of secondary education at a school in the state of São Paulo. In the research's development was used, in the classroom, varied teaching methodologies: experimental and demonstration activities, activities using information and communication technology and projects such as problem solving strategy. The data collection was done through four focus groups and by the student's presentations of the project, in order to investigate their arguments about physical concepts studied by the methods mentioned above. For the initial structure analysis of the students' argumentation we gave emphasis to the constituent elements of the standard Toulmin. Our results show evidence of student's improvement in scientific argumentation. Using these data we concluded that the use of methodological pluralism, with the process of social interaction, facilitates the development of scientific argument and it is an alternative that contributes to the formation of more reflective and participatory students in the teaching and learning of Physics.
 
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PED15001_C.pdf (924.13 Kbytes)
Date de Publication
2016-02-25
 
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