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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-21062022-092443
Documento
Autor
Nome completo
Antonia Alves de Oliveira Romão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2022
Orientador
Banca examinadora
Capri, Maria da Rosa (Presidente)
Ferraz, Denise Pereira de Alcantara
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Souza, Mariana Aranha de
Título em português
Ludicidade no ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual atendidos em sala de recursos: trabalhando as quatro operações
Palavras-chave em português
Deficiência Intelectual
Educação Especial
Jogos
Ludicidade
Matemática
Resumo em português
De acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais de 2017, é perceptível constatar o aumento no número de matrículas dos alunos com deficiência intelectual na escola comum, e a diminuição dessas matrículas nas escolas especiais, o que tem se tornado um desafio por parte da comunidade escolar. Desafios que englobam aspectos de ensino dessa nova demanda de alunos, que necessitam serem contempladas cada vez mais por parte dos agentes que fazem parte desse processo. A segregação dessa parcela da população tem diminuído cada vez mais em função das lutas das famílias e por parte das políticas públicas que fundamentam o direito da garantia da escola para todos. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi investigar o processo e os resultados da aplicação de jogos com regras que envolvem as quatro operações matemáticas com alunos com deficiência intelectual atendidos em uma sala de recursos. A utilização de jogos de regras é prática comum durante os atendimentos em sala de recursos, no entanto a estruturação, o acompanhamento dos avanços pedagógicos dos alunos durante a aplicação dos jogos e a coleta dos resultados dessa aplicação são ferramentas que necessitam ser organizadas e sistematizadas para alcançar resultados satisfatórios, deixando de lado o pensamento da utilização do jogo como passatempo. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de caso aplicado em dois grupos de cinco alunos com deficiência intelectual que realizam acompanhamento pedagógico em sala de recursos. A partir das aplicações, coletas de dados e análises realizadas no grupo de estudo os resultados demonstraram que a utilização dos jogos com regras favorecem o processo de aprendizagem das quatro operações básicas, desde que essa seja realizada de forma estruturada.
Título em inglês
Playfulness in mathematics teaching for students with intellectual disabilities attended in a resource room: working the four operations
Palavras-chave em inglês
Games
Intellectual Disability
Math
Playfulness
Special Education
Resumo em inglês
According to data presented by the National Institute for Educational Research in 2017, it is noticeable to see the increase in the number of enrollments of students with intellectual disabilities in ordinary schools, and the decrease in these enrollments in special schools, which has become a challenge on the part of the school community. Challenges that encompass teaching aspects of this new demand for students, which need to be increasingly addressed by the agents who are part of this process. The segregation of this part of the population has increasingly decreased due to the struggles of families and public policies that underlie the right to guarantee schooling for all. Thus, the objective of this work is to investigate the process and the results of the application of games with rules that involve the four mathematical operations with students with intellectual disabilities attended in a resource room. The use of rule games is a common practice during resource room consultations, however the structuring, monitoring of students' pedagogical advances during the application of the games and the collection of the results of this application are tools that need to be organized and systematized to achieve satisfactory results, leaving aside the thought of using the game as a hobby. The present research presents a qualitative approach, having as a procedure a case study, applied in two groups of five students with intellectual disabilities who carry out pedagogical monitoring in a resource room. From the applications, data collection and analyzes carried out in the study group, the results showed that the use of games with rules favors the learning process of the four basic operations, provided that this is carried out in a structured way.
 
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PED22005_C.pdf (2.85 Mbytes)
Data de Publicação
2022-06-21
 
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