• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-21062022-092443
Document
Auteur
Nom complet
Antonia Alves de Oliveira Romão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2022
Directeur
Jury
Capri, Maria da Rosa (Président)
Ferraz, Denise Pereira de Alcantara
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Souza, Mariana Aranha de
Titre en portugais
Ludicidade no ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual atendidos em sala de recursos: trabalhando as quatro operações
Mots-clés en portugais
Deficiência Intelectual
Educação Especial
Jogos
Ludicidade
Matemática
Resumé en portugais
De acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais de 2017, é perceptível constatar o aumento no número de matrículas dos alunos com deficiência intelectual na escola comum, e a diminuição dessas matrículas nas escolas especiais, o que tem se tornado um desafio por parte da comunidade escolar. Desafios que englobam aspectos de ensino dessa nova demanda de alunos, que necessitam serem contempladas cada vez mais por parte dos agentes que fazem parte desse processo. A segregação dessa parcela da população tem diminuído cada vez mais em função das lutas das famílias e por parte das políticas públicas que fundamentam o direito da garantia da escola para todos. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi investigar o processo e os resultados da aplicação de jogos com regras que envolvem as quatro operações matemáticas com alunos com deficiência intelectual atendidos em uma sala de recursos. A utilização de jogos de regras é prática comum durante os atendimentos em sala de recursos, no entanto a estruturação, o acompanhamento dos avanços pedagógicos dos alunos durante a aplicação dos jogos e a coleta dos resultados dessa aplicação são ferramentas que necessitam ser organizadas e sistematizadas para alcançar resultados satisfatórios, deixando de lado o pensamento da utilização do jogo como passatempo. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de caso aplicado em dois grupos de cinco alunos com deficiência intelectual que realizam acompanhamento pedagógico em sala de recursos. A partir das aplicações, coletas de dados e análises realizadas no grupo de estudo os resultados demonstraram que a utilização dos jogos com regras favorecem o processo de aprendizagem das quatro operações básicas, desde que essa seja realizada de forma estruturada.
Titre en anglais
Playfulness in mathematics teaching for students with intellectual disabilities attended in a resource room: working the four operations
Mots-clés en anglais
Games
Intellectual Disability
Math
Playfulness
Special Education
Resumé en anglais
According to data presented by the National Institute for Educational Research in 2017, it is noticeable to see the increase in the number of enrollments of students with intellectual disabilities in ordinary schools, and the decrease in these enrollments in special schools, which has become a challenge on the part of the school community. Challenges that encompass teaching aspects of this new demand for students, which need to be increasingly addressed by the agents who are part of this process. The segregation of this part of the population has increasingly decreased due to the struggles of families and public policies that underlie the right to guarantee schooling for all. Thus, the objective of this work is to investigate the process and the results of the application of games with rules that involve the four mathematical operations with students with intellectual disabilities attended in a resource room. The use of rule games is a common practice during resource room consultations, however the structuring, monitoring of students' pedagogical advances during the application of the games and the collection of the results of this application are tools that need to be organized and systematized to achieve satisfactory results, leaving aside the thought of using the game as a hobby. The present research presents a qualitative approach, having as a procedure a case study, applied in two groups of five students with intellectual disabilities who carry out pedagogical monitoring in a resource room. From the applications, data collection and analyzes carried out in the study group, the results showed that the use of games with rules favors the learning process of the four basic operations, provided that this is carried out in a structured way.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED22005_C.pdf (2.85 Mbytes)
Date de Publication
2022-06-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.