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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2023.tde-19072023-134249
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Rafael dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Eduardo Ferro dos (Presidente)
Fonseca, Bernardo Bastos da
Ribeiro, Rosinei Batista
Título em português
Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
Palavras-chave em português
Avaliação de Aprendizagem
Design Science Research
Mapas Mentais
Metodologias Ativas
Resumo em português
Considerando as transformações e discussões no campo educacional ocorridas ultimamente, devido em grande parte do avanço tecnológico, e consequentemente do aumento do uso de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, emergiram discussões sobre Metodologias Ativas, como uma nova abordagem pedagógica. No entanto, há várias questões a serem tratadas sobre quais TICs poderiam ser utilizadas como ferramentas de avaliação da aprendizagem quando utilizadas as metodologias ativas. Dentre estas TICs, surge neste trabalho a hipótese de usar Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo, permeado pela oportunidade de pesquisa a partir do problema observado, em que apesar dos estudos apontarem a relevância, qualidade e popularidade dos Mapas Mentais, sua eficácia não se garante. Assim, tem-se como objetivo geral propor a elaboração de Mapas Mentais como um modelo avaliativo que possa ser eficaz e se ajustar às demandas da educação na atualidade. Para demonstrar isso, foi utilizado o método de DSR - Design Science Research, que se preocupa em prescrever um artefato em vista de solucionar um problema prático. Dessa forma, desenvolveu-se uma metodologia de aplicação dos Mapas Mentais como Instrumento de Avaliação para alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os resultados seguem as etapas traçadas na metodologia, sendo possível verificar avanços na compreensão do tema ao constatar que a ferramenta permitiu o redesenho do processo avaliativo ao desenvolver aspectos como criticidade, raciocino, organização e síntese de ideias, como se vê a partir dos resultados das atividades desenvolvidas. Por fim, após analisar os pontos fortes, limitações, oportunidades e riscos à implementação, sugere-se a aplicação o artefato desenvolvido, a saber: a proposta de uso dos Mapas Mentais como ferramenta avaliativa, em outros contextos para ampliar os conhecimentos conquistados.
Título em inglês
Mind Maps as an Assessment Tool
Palavras-chave em inglês
Active Methodologies
Design Science Research
Learning Assessment
Mind Maps
Resumo em inglês
Considering the transformations and discussions in the educational field that have taken place lately, largely due to technological advances, and consequently to the increase in the use of ICT - Information and Communication Technologies, discussions about Active Methodologies emerged as a new pedagogical approach. However, there are several questions to be addressed about which ICTs could be used as learning assessment tools when using active methodologies. Among these ICTs, the hypothesis of using Mind Maps as an Assessment Tool arises in this work, permeated by the opportunity for research stemming from the observed problem, in which despite studies indicating the relevance, quality, and popularity of mind maps, their effectiveness is not guaranteed. Thus, the general objective is to propose the development of mind maps as an assessment model that can be effective and adjusted to the demands of contemporary education. In order to demonstrate this, the DSR - Design Science Research - method was used, concerned with prescribing an artifact in order to solve a practical problem. Therefore, a methodology was developed to apply mind maps as an assessment tool for high school students in a public school in the countryside of São Paulo state. The results follow the steps established in the methodology, demonstrating progress in the comprehension of the theme by verifying that the tool permitted the redesign of the assessment process by developing aspects such as criticality, reasoning, organization and synthesis of ideas, as evidenced by the developed activities. Finally, after analyzing the strengths, limitations, opportunities, and risks of implementation, it is suggested to apply the developed artifact, namely: the proposal to use Mind Maps as an assessment tool in other contexts, to expand the acquired knowledge.
 
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PED23004_C.pdf (6.69 Mbytes)
Data de Publicação
2023-07-19
 
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