• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-19012022-161949
Document
Auteur
Nom complet
Maria Silvia Almeida de Souza França
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2021
Directeur
Jury
Catuogno, Célia Regina Tomachuk dos Santos (Président)
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Siqueira, Adriano Francisco
Titre en portugais
A literatura de Malba Tahan: a interdisciplinaridade como abordagem significativa para o ensino e aprendizagem de Matemática e o uso das TICs como forma de disseminação do aprendizado
Mots-clés en portugais
Alunos protagonistas
Competências socioemocionais
Leitura e Matemática
Projeto interdisciplinar
TICs
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem como tema o incentivo à leitura de contos da literatura de Malba Tahan em uma abordagem interdisciplinar e significativa para o ensino e aprendizagem de Matemática e a disseminação do aprendizado por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A pesquisa foi idealizada e aplicada pela pesquisadora, professora da Sala de Leitura, formada em Letras e responsável por promover projetos interdisciplinares. Houve o apoio do professor de Matemática da turma e a participação da coordenadora pedagógica. O projeto havia sido planejado para ser desenvolvido presencialmente, pois a escola dispõe de uma Sala de Informática e internet para participação de todos. Mas, devido a pandemia que se instalou no país, não foi possível e o projeto teve de ser adaptado ao ensino remoto. Dessa forma, participaram efetivamente desta pesquisa 30 alunos. Nesse sentido, inserir as TICs foi um atrativo a mais, proporcionando aos alunos motivação ao ensinar a disciplina e evidenciando uma experiência positiva ao trabalhar com a produção de vídeo envolvendo a leitura e a Matemática. Diante disso, a problemática apontada pelos professores de Matemática da atualidade é: Tendo em vista um grande número de leitores funcionais, que não sabem interpretar, é possível incentivar e engajar o aluno ao mundo da leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, ensinar Matemática de maneira significativa envolvendo a tecnologia? Pautado nesse questionamento, o objetivo geral foi avaliar e melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, engajando-os no mundo da leitura e no uso das TICs e os objetivos específicos foram apresentar uma aprendizagem lúdica e motivadora; promover uma educação empreendedora Matemática aliada a tecnologia e; promover o desenvolvimento das competências socioemocionais. A metodologia utilizada foi pautada na execução de uma investigação científica com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II; assim, foi proposta uma pesquisa-ação descritiva, com uma avaliação diagnóstica inicial e final para obtenção e análise de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos a respeito da disciplina de Matemática. Após a sequência de leituras, os alunos foram incentivados a produzirem um vídeo sobre um dos contos lidos, por meio do uso de diversos aplicativos de edição com intuito de protagonizar o aprendizado. Por fim, puderam socializar com os demais alunos e professores, depois postá-lo na internet para disseminar a aprendizagem adquirida. Diante dos resultados, quanti-qualitativos, foi possível concluir a eficácia do projeto interdisciplinar para uma aprendizagem significativa na disciplina de Matemática, no incentivo à leitura e no engajamento do uso das TICs como forma de disseminação do aprendizado. Também foi fundamental envolver as competências socioemocionais, pois proporcionou uma aprendizagem bastante significativa que motivou o aluno a buscar mais e a querer ser um indivíduo capaz de respeitar o colega, ajudar o outro, ser resiliente e saber lidar com as emoções. Assim, aliar a leitura, o ensino e aprendizagem de Matemática e a tecnologia, por meio da mediação do professor, foi um excelente caminho para a aprendizagem significativa e a formação de um aluno autônomo e protagonista.
Titre en anglais
Malba Tahan's literature: interdisciplinarity as an effective approach the teaching and learning of Mathematics and the use of ICTs as a way of dissemination of learning
Mots-clés en anglais
ICTs
Interdisciplinary Project
Protagonist students
Reading and Mathematics
Socioemotional Skills
Resumé en anglais
The theme of this research is to encourage reading tales from the literature of Malba Tahan in an interdisciplinary and meaningful approach for teaching and learning Mathematics and the dissemination of learning with ICTs (Information and Communication Technologies). The research was conceived and applied by the researcher, a professor at the Reading Room, trained in Literature and responsible for promoting interdisciplinary projects. There was also the support of the Mathematics teacher in the class and the participation of the pedagogical coordinator. Initially, the project had been planned to be developed in person, as the school has a Computer Room and internet for everyone to participate. But, due to the pandemic that took place in the country, it was not possible, and the project had to be adapted to remote learning. Thus, 30 students effectively participated in this research. In this sense, inserting ICTs was an added attraction, providing students with more motivation when teaching the subject, evidencing a positive experience when working with video production involving reading and Mathematics. Therefore, the problem pointed out by current Mathematics teachers is: Considering a large number of functional readers, who do not know how to interpret, it is possible to encourage and engage the student in the world of pleasant reading and, at the same time, learn Mathematics of meaningful way involving technology? Based on this questioning, the general objective was to evaluate and improve the performance of students in the Mathematics discipline, engaging them in the world of reading and in the use of ICTs, and the specific objectives are to present a playful and motivating learning experience; promote an entrepreneurial Mathematics education combined with technology and promote the development of socio-emotional skills. The methodology used was based on the execution of a scientific investigation with 6th grade students at Elementary School II; thus, a descriptive action research was proposed with an initial and final diagnostic evaluation to obtain and analyze data on the students' prior knowledge about the subject of Mathematics. After the sequence of readings, students were encouraged to produce a video about one of the stories read, using various editing applications with the aim of promoting learning. Finally, they were able to socialize with other students and teachers, then post it on the internet to disseminate the learning they had acquired. In view of the quantitative and qualitative results, it was possible to conclude the effectiveness of the interdisciplinary project for meaningful learning in the Mathematics discipline, in encouraging reading and engaging in the use of ICTs as a way of disseminating learning. It was also essential to involve socio-emotional skills, as it provided a very significant learning experience that motivated the student to seek more and want to be an individual capable of respecting the colleague, helping the other, being resilient and knowing how to deal with emotions. Thus, being able to combine reading, teaching, and learning Mathematics and technology, through the mediation of the teacher, was an excellent path towards meaningful learning and the formation of an autonomous student and protagonist.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED21009_C.pdf (6.15 Mbytes)
Date de Publication
2022-01-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.