• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-18012022-180916
Documento
Autor
Nome completo
Francisco de Souza Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2021
Orientador
Banca examinadora
Santos, Eduardo Ferro dos (Presidente)
Garcia, Roberta Veloso
Ribeiro, Rosinei Batista
Silva, Messias Borges
Título em português
Proposta de um Método Ativo de Ensino e Aprendizagem Mediada por Tecnologias para a Percepção e Representação Ambiental do Impacto da Urbanização
Palavras-chave em português
Ensino da Geografia
Ensino e Aprendizagem
Metodologias Ativas de Ensino
Percepção Ambiental
Resumo em português
A nova metodologia de ensino e de aprendizagem tem levado profissionais da educação a diversas reflexões, dentre elas sobre a proposta de incluir os alunos na ação educativa a partir de projetos, pelos quais os alunos e professores tornam-se sujeitos ativos na construção do conhecimento, percorrendo meios diferenciados de acesso e desenvolvendo ações em prol da eficácia dos sistemas educacionais. À vista disso, este trabalho foi realizado com alunos e professores do ensino médio, para propor o uso de uma metodologia de ensino mediada por tecnologia por meio da contextualização dos conteúdos do currículo de Geografia focados nas interações da sociedade com o meio ambiente. O desenvolvimento deu se com o sequenciamento de ações por meio de constructos provenientes do método Design Science Research, buscando oferecer uma visão metodológica sobre o ensino da urbanização e meio ambiente. A pesquisa conduzida pelo método escolhido apresenta uma sequência de como chegar a uma construção do conhecimento, abastecidas por elos que direcionam a garantia de aprendizagem, a elaboração e descobertas de conceitos, além da melhoria da postura dos alunos em relação à percepção ambiental. O desenvolvimento das ações é estabelecido a partir de etapas, fases de produção e construção do conhecimento tendo como foco o protagonismo do aluno no processo ensino aprendizagem. Considerando os ótimos resultados apresentados, este trabalho pode ser uma oportunidade de desenvolver através de metodologias ativas e tecnologia uma prática docente de qualidade, oferecendo caminhos para contextualizar o currículo de Geografia ou mesmo podendo ser aplicado a outros eixos, desde que seja realizado adaptações.
Título em inglês
Proposal of an Active Method of Teaching and Learning in Environmental Perception and Urbanization with High School Students
Palavras-chave em inglês
Active Teaching Methodologies
Environmental Perception
Teaching and Learning
Teaching of Geography
Resumo em inglês
The new teaching and learning methodology has led education professionals to various reflections, among them about the proposal to include students in educational action based on projects, by which students and teachers become active subjects in the construction of knowledge, covering different means of access and developing actions in favor of the effectiveness of educational systems. In view of this, this work was carried out with high school students and teachers, in order to propose the use of a teaching methodology mediated by technology through the contextualization of the contents of the Geography curriculum focused on the interactions of society with the environment. The development took place with the sequence of actions through constructs from the Design Science Research method, seeking to offer a methodological view on the teaching of urbanization and the environment. The research conducted by the chosen method presents a sequence of how to arrive at a construction of knowledge, supplied by links that direct the guarantee of learning, the elaboration and discoveries of concepts, in addition to improving the students' posture in relation to environmental perception. The development of actions is established from stages, phases of production and construction of knowledge focusing on the student's role in the teaching-learning process. Considering the excellent results presented, this work can be an opportunity to develop, through active methodologies and technology, a quality teaching practice, offering ways to contextualize the Geography curriculum or even being able to be applied to other axes, as long as adaptations are made.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED21002_C.pdf (1.63 Mbytes)
Data de Publicação
2022-01-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.