• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-18012022-180916
Documento
Autor
Nombre completo
Francisco de Souza Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2021
Director
Tribunal
Santos, Eduardo Ferro dos (Presidente)
Garcia, Roberta Veloso
Ribeiro, Rosinei Batista
Silva, Messias Borges
Título en portugués
Proposta de um Método Ativo de Ensino e Aprendizagem Mediada por Tecnologias para a Percepção e Representação Ambiental do Impacto da Urbanização
Palabras clave en portugués
Ensino da Geografia
Ensino e Aprendizagem
Metodologias Ativas de Ensino
Percepção Ambiental
Resumen en portugués
A nova metodologia de ensino e de aprendizagem tem levado profissionais da educação a diversas reflexões, dentre elas sobre a proposta de incluir os alunos na ação educativa a partir de projetos, pelos quais os alunos e professores tornam-se sujeitos ativos na construção do conhecimento, percorrendo meios diferenciados de acesso e desenvolvendo ações em prol da eficácia dos sistemas educacionais. À vista disso, este trabalho foi realizado com alunos e professores do ensino médio, para propor o uso de uma metodologia de ensino mediada por tecnologia por meio da contextualização dos conteúdos do currículo de Geografia focados nas interações da sociedade com o meio ambiente. O desenvolvimento deu se com o sequenciamento de ações por meio de constructos provenientes do método Design Science Research, buscando oferecer uma visão metodológica sobre o ensino da urbanização e meio ambiente. A pesquisa conduzida pelo método escolhido apresenta uma sequência de como chegar a uma construção do conhecimento, abastecidas por elos que direcionam a garantia de aprendizagem, a elaboração e descobertas de conceitos, além da melhoria da postura dos alunos em relação à percepção ambiental. O desenvolvimento das ações é estabelecido a partir de etapas, fases de produção e construção do conhecimento tendo como foco o protagonismo do aluno no processo ensino aprendizagem. Considerando os ótimos resultados apresentados, este trabalho pode ser uma oportunidade de desenvolver através de metodologias ativas e tecnologia uma prática docente de qualidade, oferecendo caminhos para contextualizar o currículo de Geografia ou mesmo podendo ser aplicado a outros eixos, desde que seja realizado adaptações.
Título en inglés
Proposal of an Active Method of Teaching and Learning in Environmental Perception and Urbanization with High School Students
Palabras clave en inglés
Active Teaching Methodologies
Environmental Perception
Teaching and Learning
Teaching of Geography
Resumen en inglés
The new teaching and learning methodology has led education professionals to various reflections, among them about the proposal to include students in educational action based on projects, by which students and teachers become active subjects in the construction of knowledge, covering different means of access and developing actions in favor of the effectiveness of educational systems. In view of this, this work was carried out with high school students and teachers, in order to propose the use of a teaching methodology mediated by technology through the contextualization of the contents of the Geography curriculum focused on the interactions of society with the environment. The development took place with the sequence of actions through constructs from the Design Science Research method, seeking to offer a methodological view on the teaching of urbanization and the environment. The research conducted by the chosen method presents a sequence of how to arrive at a construction of knowledge, supplied by links that direct the guarantee of learning, the elaboration and discoveries of concepts, in addition to improving the students' posture in relation to environmental perception. The development of actions is established from stages, phases of production and construction of knowledge focusing on the student's role in the teaching-learning process. Considering the excellent results presented, this work can be an opportunity to develop, through active methodologies and technology, a quality teaching practice, offering ways to contextualize the Geography curriculum or even being able to be applied to other axes, as long as adaptations are made.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED21002_C.pdf (1.63 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-01-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.